SUSP

Temer sanciona lei que cria Sistema Único de Segurança Pública

O presidente ainda assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para o combate à violência

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 11/06/2018 às 17:20
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O presidente ainda assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para o combate à violência - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Leitura:

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para gastos de combate à violência e criminalidade.

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência. As forças de segurança pública estaduais, polícias civil e militar, devem passar a atuar de forma conjunta em operações com órgãos federais.

As medidas do governo federal ocorrem dias depois de uma onda de ataques com ônibus incendiados e execuções, atribuídos à facção criminosa Primeiro Comando da Capital, em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte. No Rio, Estado sob intervenção federal na segurança pública, sete corpos de homens apontados como traficantes foram encontrados no fim de semana, jogados sobre rochas à beira-mar no bairro da Urca, área militar. A Polícia Civil apura as circunstâncias das mortes, ocorridas após dias de tiroteios num confronto entre quadrilhas rivais do Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), em favelas da zona sul do Rio.

Últimas notícias