Eleições 2016

Pernambuco sem tropas federais no primeiro turno

TRE alega que entendimento com a SDS não apontou necessidade de apoio externo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/09/2016 às 11:23
Ashley Melo/ JC Imagem
TRE alega que entendimento com a SDS não apontou necessidade de apoio externo - FOTO: Ashley Melo/ JC Imagem
Leitura:

Apesar da sensação de insegurança na população e casos de violência envolvendo políticos, Pernambuco não terá tropas federais nas eleições deste ano. A presidência do Tribunal Regional Eleitoral  (TRE) alega que está em contato permanente com a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) e não foi verificada a necessidade de apoio externo. Ainda de acordo com o TRE, nenhum juiz solicitou esse aporte e o prazo para solicitar as tropas já foi encerrado.

Questionada sobre o assunto,  a Secretaria de Defesa Social do Estado informou que deve divulgar nesta quinta-feira (29/09) o esquema de policiamento para o primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo (2 de outubro).

Moradores de cidades do Sertão e da Mata Sul, sobretudo, se dizem temerosos, em razão de ataques de quadrilhas e da histórica rivalidade entre grupos políticos. Além disso, alegam a existência de policiamento mínimo e a proibição a prisões nessa época, além de ocorrência de violência contra políticos em 2015 e este ano. Em Vicência, um candidato a vereador está desaparecido.

Políticos foram baleados no interior

O presidente da Câmara de Exu foi baleado no ano passado, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria do Cambucá foi assassinado este ano. Em Triunfo, um vereador foi assassinado no início do ano e logo em seguida um sindicalista, ex-secretário municipal, também foi baleado. Mais recentemente houve um candidato a vereador baleado na cidade.


Últimas notícias