ELEIÇÃO

Diante de ocupações, TRE-PE muda locais de votação no Recife

Quase 8 mil eleitores que costumam votar na UFPE e UFRPE deverão comparecer a outros endereços neste domingo (30)

JC Online com agências
Cadastrado por
JC Online com agências
Publicado em 29/10/2016 às 20:24
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Quase 8 mil eleitores que costumam votar na UFPE e UFRPE deverão comparecer a outros endereços neste domingo (30) - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

O número de escolas ocupadas no país segue subindo. Passou de 1.177 na sexta-feira (28) para 1.197 neste sábado (29), de acordo com a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). Pernambuco anunciou neste sábado a realocação dos eleitores de dois locais de votação. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) optou por mudar a eleição dos prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a Faculdade Ceagre II-UFRPE, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URPE) para o Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE. A mudança afeta 7.913 eleitores. 

A mudança de locais já havia sido adotada nos estados de Goiás, Espírito Santo e Paraná. Este último declarou que a mudança geraria um gasto adicional de R$ 3 milhões. Ao todo, 708.228 eleitores tiveram a seção eleitoral transferida nos quatro estados.

Só em Belo Horizonte (MG), o número de ocupações subiu de sete para dez. Os alunos acampam inclusive na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central, onde votam 8.575 eleitores, entre eles os dois candidatos a prefeito da capital - João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) - e os ex-governadores e senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB. O TRE-MG disse que, mesmo com o aumento de ocupações, não há mudanças na logística. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse neste sábado, na cerimônia de verificação de assinaturas dos sistemas eleitorais que espera que este segundo turno municipal transcorra sem transtornos: "Estamos fazendo um esforço de divulgação para que o eleitor possa se informar a tempo. Esperamos que isso ocorra de maneira adequada". 

O ministro vai neste domingo ao Rio de Janeiro para acompanhar o andamento da votação na Escola Municipal Avertano Rocha, que não está na lista das escolas ocupadas divulgada pela Ubes. Não há remanejamento de eleitores no estado do Rio. 

OCUPAÇÕES

Os manifestantes protestam contra a Medida Provisória 746/2016, que propõe a Reformulação do Ensino Médio; a PEC 241/16, chamada PEC do Teto, que estipula um teto para os gastos públicos com base na inflação do ano anterior; e a Lei 867/2-15, apelidada Lei da Mordaça, que quer eliminar do ambiente escolar o debate sociopolítico.

Últimas notícias