Eleições 2018

Ao lado de Paulo Câmara, Mendonça evita falar em política

Ministro da Educação, que também é o presidente no DEM no Estado, não deu pistas sobre uma possível reaproximação do partido com o governo socialista

Aline Araújo
Cadastrado por
Aline Araújo
Publicado em 29/12/2016 às 14:20
Foto: Diego Nigro/ Jornal do Commercio
Ministro da Educação, que também é o presidente no DEM no Estado, não deu pistas sobre uma possível reaproximação do partido com o governo socialista - FOTO: Foto: Diego Nigro/ Jornal do Commercio
Leitura:

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), que também é o presidente no DEM no Estado, não deu pistas sobre uma possível reaproximação do partido com o governo de Paulo Câmara (PSB) em Pernambuco. Questionado se o DEM voltaria a atuar como base aliada do governo de Paulo Câmara, Mendonça que sua missão não incluía discursões políticas. “Minha preocupação única hoje é trabalhar pela educação do Brasil e naturalmente ajudar a educação de Pernambuco. Nenhuma discussão de ordem política”.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, o ministro, que comanda hoje o quarto maior orçamento da Esplanada, anunciou a liberação de R$ 243,6 milhões em recursos para implementação de Escolas em Tempo Integral em Pernambuco, MedioTec e Educação Básica. 

Em maio deste ano, o governador Paulo Câmara, que também é o vice-presidente nacional do PSB, solicitou que o PSDB e o DEM entregassem os seus respectivos cargos no âmbito estadual. Os dois partidos fizeram parte da aliança que levou o governador à vitória, mas eles tomaram a decisão das candidaturas de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM) inviabilizam, de acordo com o governado à época, uma aliança com o PSB, que buscava a reeleição de Geraldo Julio (PSB). 

Está é a segunda vez só nesta semana que Paulo precisa lidar com ministros que fazem parte de partidos retirados da sua base. Na terça-feira (27), ele recebeu o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), que também evitou falar sobre a corrida eleitoral prematura, mas deu pistas sobre a participação do PSDB na disputa. “Qualquer pernambucano que ocupar um ministério importante vai ser uma alternativa. Mas não toco o trabalho pensando em 2018. E, sim, pensando na entrega ao final do dia. Na política, ninguém enxerga muitos centímetros à frente. 2018 está muito longe”, falou.   

 

Muito cedo para 2018

Como Mendonça, Paulo Câmara também não fala sobre as próximas eleições futuras alianças. O governador de Pernambuco vem falando que o momento econômico que o Estado vive não é para tratar de uma nova disputa eleitoral. 

Enquanto isso, mesmo que também não fale sobre ser candidato ao Governo de Pernambuco em 2018, o senador Armando Monteiro (PTB) vai moldando seu caminho. Nas eleições para prefeito prestou apoio a candidatos que foram eleitos, como Anderson Ferreira (PR) em Jaboatão , Lupércio (SD) em Olinda e Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru.

Armando Monteiro já havia dito, em entrevista a Radio Jornal, que não descarta uma aliança com PSDB e DEM em um bloco que seria a alternativa política ao PSB de Paulo Câmara.  


Últimas notícias