Protesto

Para evitar vaias, bonecos de Dilma, Temer e Lula não vão desfilar em Olinda

Para evitar vaias e intolerância, as alegorias dos políticos não vão mais para as ruas

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 16/02/2017 às 10:46
Foto: Divulgação
Para evitar vaias e intolerância, as alegorias dos políticos não vão mais para as ruas - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Para evitar xingamentos e intolerância, os bonecos gigantes de Michel Temer (PMDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) não vão desfilar nas ladeiras de Olinda no Carnaval 2017. Isso acontece porque o produtor Leandro Castro, que já havia anunciado que o boneco do peemedebista iria participar de dois desfiles oficiais, voltou atrás e decidiu manter a alegoria em exposição apenas na Embaixada dos Bonecos Gigantes, onde também estão as dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), que já não desfilou nos carnavais de 2016 e 2015, após ser alvo de xingamentos.

O mesmo não acontece com a alegoria do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai desfilar no carnaval do Recife e de Olinda. O do antecessor de Trump, Barack Obama, também. De acordo com Leandro Castro, a medida acontece para não causar transtornos nos dias de folia: “Por causa de toda a intolerância que tem ocorrido em relação à crise financeira, pessoas poderiam aproveitar o momento para se manifestar e o nosso desfile é caracterizado pela participação de muitas famílias com crianças. É um momento muito esperado por eles e não vale a pena arriscar um momento de alegria, principalmente para crianças. A questão não está só com Temer, mas com a classe política”.

Apesar de não levar mais Dilma, Temer e Lula para as ruas, participarão peças de nomes famosos pela Operação Lava Jato, como o juiz Sérgio Moro. Mesmo após a prisão do policial Newton Ishii, conhecido como ‘Japonês da Federal’, ele foi mantido. Ainda estão em produção os bonecos dos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima, que devem ficar prontos na próxima semana.

Desfiles

O primeiro desfile acontece na segunda-feira (27), na 9ª edição da Apoteose dos Bonecos Gigantes, em Olinda. A concentração será no Alto da Sé, às 8h, e o cortejo com 80 bonecos, entre eles 26 inéditos, está marcado para as 10h. O segundo desfile, que acontece no Recife, será na Terça-feira Gorda (28), com concentração na Praça do Arsenal, às 18h, e caminhada de 50 bonecos passando pelo Marco Zero.

Últimas notícias