ALEPE

Governo promete pagar todas as emendas parlamentares em 2017

Emendas parlamentares são um dos mecanismos para manter base coesa e reagir à oposição

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 05/03/2017 às 7:01
Foto: Henrique Genecy/Alepe
Emendas parlamentares são um dos mecanismos para manter base coesa e reagir à oposição - FOTO: Foto: Henrique Genecy/Alepe
Leitura:

Empenhado em ter uma base coesa para reagir aos ataques da oposição e garantir o apoio nas bases eleitorais em todo o Estado, o governo tem adotado uma série de artifícios para “reorganizar” os deputados aliados na Alepe. O principal deles tem sido as audiências às quintas-feiras, em que o governador Paulo Câmara (PSB) recebe pessoalmente de três a cinco deputados e prefeitos aliados para ouvir demandas. Até o fim de março, ele terá recebido quase todos os deputados da base.

Outro aceno aos deputados diz respeito ao pagamento de emendas parlamentares impositivas; que foram contingenciadas no ano passado. Antes do início do ano legislativo, o governador recebeu os aliados em um café da manhã e sinalizou que se empenhará para liberar os recursos. “O compromisso do governo é que todas as emendas de 2017 sejam executadas em 2017”, garante o líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB). Há uma orientação para os secretários buscarem resolvem pendências em relação às emendas.

Todas as secretarias estaduais também terão alguém para receber demandas do Legislativo e, em contrapartida, municiar a bancada com informações. Toda semana, um paper com os principais projetos e informações para a bancada ter em mãos. Secretários também têm se reunido com deputados para apresentar propostas e tirar dúvidas.

Toda segunda-feira pela manhã, Paulo Câmara recebe Isaltino e os vice-líderes do governo, Rodrigo Novaes (PSD) e Ricardo Costa (PMDB), para fazer um balanço da semana anterior e planejar os temas da próxima no Legislativo. A cada quinzena, a bancada do governo se reúne para traçar estratégias. O grupo pode se encontrar antes, às vésperas de votações importantes.

COMUNICAÇÃO

No plenário, onde os governistas têm direito a três pronunciamentos no Grande Expediente, principal momento de debates, se inscrever primeiro não é mais garantia de que o parlamentar irá discursar. Agora, os líderes do governo escolhem quem usará aquele tempo, com base na estratégia de atuação para o tema que estará em pauta no dia.

Para alinhar a comunicação, vista como um dos calos do governo, uma reunião foi feita com todos os assessores de imprensa dos 36 deputados governistas. No pós-Carnaval, o grupo também estreitarão os laços com as equipes de comunicação de todas as secretarias.

Últimas notícias