PREVIDÊNCIA

Maioria da bancada pernambucana é contra Reforma da Previdência

Dos 25 deputados, 11 rejeitam a reforma proposta pelo Governo Michel Temer (PMDB), inclusive o peemedebista Jarbas Vasconcelos

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 07/04/2017 às 10:09
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Dos 25 deputados, 11 rejeitam a reforma proposta pelo Governo Michel Temer (PMDB), inclusive o peemedebista Jarbas Vasconcelos - FOTO: Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Leitura:

A bancada pernambucana na Câmara dos Deputados se declarou, em sua maioria, contrária a Reforma da Previdência. Dos 25 deputados federais do Estado, onze declararam voto contrário ao projeto apresentado pelo governo Michel Temer (PMDB) e sete afirmam que vão votar a favor, mas fazem, no mínimo, duas ressalvas à proposta original. Três deputados não quiseram responder, outros três não foram encontrados e Ricardo Teobaldo (PTN) se disse indeciso.

As informação foram compiladas e publicadas, ontem, pelo portal do Jornal O Estado de S. Paulo. Todos, porém, foram ouvidos antes do Palácio do Planalto autorizar a negociação de cinco pontos da proposta original. Mesmo os que são favoráveis à reforma, criticam e se colocam contra a criação de uma regra de transição para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos.

 

Com exceção de Cadoca (PDT), todos os favoráveis à reforma querem a alteração da idade mínima para as mulheres. Cadoca é a favor, mas defende a criação de uma regra de transição para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos e também pede que seja retirado do texto o ponto que pede a exigência de 49 anos de contribuição para ter direito ao benefício integral. O pedetista é autor de uma emenda voltada para a previdência dos parlamentares. 

A emenda de Cadoca prevê que os deputados maiores de 54 anos e aqueles que tiverem cumprido ao menos um mandato, ou o tempo dele, que é de quatro anos para os deputados federais e oito anos para os senadores, não serão afetados pela Reforma da Previdência. Dessa maneira, eles continuariam com o tempo de contribuição de 35 anos. 

Até o momento, a bancada do PSB está dividida na matéria. João Fernando Coutinho, Tadeu Alencar, Danilo Cabral e Gongaza Patriota são contrários à reforma. Os dois últimos, inclusive, apresentaram emendas. 

JARBAS

Apesar de achar necessária uma Reforma da Previdência, Jarbas Vasconcelos (PMDB) é contra o texto apresentado. Ele discorda de termos como a integralidade da aposentadoria com 49 anos de contribuição, a idade mínima de 65 para se aposentar, o item que prevê igualar as idades de contribuição entre homens e mulheres e o desmonte da aposentadoria rural, de professores e de categorias profissionais de risco. 

Últimas notícias