entrada grátis

Guardas Municipais do Recife ganham gratuidade em eventos

Debate no plenário entrou pelo tema do armamento do efetivo e condições de trabalho

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 26/04/2017 às 17:57
Foto: Câmara do Recife/Divulgação
Debate no plenário entrou pelo tema do armamento do efetivo e condições de trabalho - FOTO: Foto: Câmara do Recife/Divulgação
Leitura:

A Câmara Municipal do Recife aprovou, na tarde desta quarta-feira (26), em 1ª discussão, a gratuidade para guardas municipais em eventos culturais e esportivos, como salas de cinema, cineclubes, shows e espetáculos circenses. A 2ª discussão deve ocorrer na próxima semana. O efetivo da Guarda Municipal atualmente é de 1.788 pessoas.

O projeto de lei 20/2017, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), dá direito à gratuidade mediante a apresentação da carteira funcional. "A lei vai atuar no momento de lazer do guarda municipal com a sua família. A área de segurança gera muita tensão e principalmente hoje, com a condição de segurança da nossa cidade. O guarda municipal precisa relaxar. Essa lei não traz nenhum prejuízo para as empresas", afirmou o vereador.

O vereador Rinaldo Junior (PRTB) cobrou a emissão do documento de identificação. "A Prefeitura do Recife prometeu emitir esse domcumento e não cumpriu", disse.

A discussão do projeto de lei levou a outro tema: o armamento da Guarda Municipal. Marco Aurélio (PRTB) e Jairo Brito (PT) defenderam a entrega das armas aos guardas. "SE os guardas municipais forem para as ruas armados, também estarão levando segurança para a população. Recife tem a oportunidade de dar um grande basta nessa violência. Está faltando alguém convencer o prefeito Geraldo Julio", disse Marco Aurélio.

"O que precisa é capacitar. Fazendo isso, teremos mais segurança na cidade. O projeto do Pacto Pela Vida Recifense não funciona. Tem que dar condições de trabalho para quem está na ponta, como os guardas municipais", declarou Jairo Brito.

ELEIÇÕES 

O tema já havia sido debatido na eleição municipal do ano passado. João Paulo (PT) e Priscila Krause (DEM) haviam se mostrado favoráveis ao armamento. No final do seu primeiro mandato, Geraldo Julio (PSB) afirmou que o assunto era discutido dentro da Prefeitura, mas que não havia previsão para o uso das armas.

O comandante da Guarda Municipal, Marcílio Domingos, acompanhou a sessão de dentro do plenário. No final, não quis dar declaração. Afirmou que teria que pedir autorização à Prefeitura para falar em nome da instituição.

Últimas notícias