EMPENHOS CANCELADOS

Oposição fala em 'crime de responsabilidade' se comprovada manobra nas contas de 2015

Edilson Silva acusa governo Paulo Câmara de ter cometido 'pedaladas fiscais' em 2015

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 24/05/2017 às 7:33
Foto: Jarbas Araujo/Alepe
Edilson Silva acusa governo Paulo Câmara de ter cometido 'pedaladas fiscais' em 2015 - FOTO: Foto: Jarbas Araujo/Alepe
Leitura:

A oposição não poupou as palavras para se referir a denúncia do deputado Edilson Silva (PSOL) de que empenhos liquidados da ordem de R$ 2,88 bilhões foram cancelados pelo governo do Estado em 2015, o que ele chama de "pedaladas fiscais". Líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB) afirmou que, se comprovada, a manobra pode representar "crime de responsabilidade".

"É uma denúncia de uma gravidade enorme. Estamos falando de crime de responsabilidade da mesma forma que foi imputado a ex-presidente Dilma Rousseff", afirmou. "Desde o ano passado temos a jurisprudência de que pedaladas fiscais são crime de responsabilidade", completou no mesmo discurso.

A fala é sintomática. No último dia 19, quando veio à tona a delação do diretor da JBS Ricardo Saud, que acusa Paulo Câmara de ter recebido dinheiro na campanha de 2014 e negociar "propina" paga ao PSB, Silvio foi o oposicionista a adotar tom maus cauteloso e ameno. O governador, vale ressaltar, nega o recebimento de qualquer recurso da JBS.

A crise política em que o caso JBS colocou o governador parece ter dado asas à oposição. Edilson Silva, por exemplo, já trabalhava na análise dos empenhos do Estado. Apressou o ritmo para aproveitar o momento de fragilidade do governo. No plenário da Alepe, deputados governistas o ouviram acusar Paulo Câmara em um silêncio que calou conversas paralelas e as tradicionais consultas ao celular.

REAÇÃO DO GOVERNO

Líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB) garantiu que não houve "pedaladas fiscais". Teceu inumeros elogios ao governador como um bom gestor e um servidor público de carreira. Disse não saber de onde foram tirados os dados usados no levantamento - que Edilson diz ter saído do portal eletrônico do Tribunal de Contas do Estado - e garantiu que todos os restos a pagar de 2015 (um montante de R$ 1 bilhão) já foram quitados.

Ao JC, após a sessão, ele garantiu, com base em informações lhe passadas pela Secretaria da Fazenda, que não houve nenhum empenho liquidado cancelado no ano de 2015.

Últimas notícias