JULGAMENTO

'Só os índios não contactados da Amazônia não sabiam que a Odebrecht fez colaboração premiada', diz Herman

Herman soltou a frase para justificar inclusão da delação da Odebrecht no julgamento. Ele destacou que depoimento era "informação pública e notória"

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 07/06/2017 às 10:49
Foto: Divulgação
Herman soltou a frase para justificar inclusão da delação da Odebrecht no julgamento. Ele destacou que depoimento era "informação pública e notória" - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamim, relator do processo que pode cassar a chapa Dilma-Temer, afirmou durante a sessão desta quarta-feira (7) que incluiu as delações da Odebrecht no caso porque o acordo de colaboração premiada feita por integrantes da empreiteira era "informação pública e notória". Afiado nas colocações, ele afirmou que "só os índios não contactados da Amazônia não sabiam que a Odebrecht tinha feito colaboração", disse. 

Segundo o ministro, ele pediu ao relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, autorização para ouvir os ex-executivos também no processo e que usou as vias oficiais. Afirmou que a iniciativa de ouvi-los não foi baseada em "vazamento" da delação.

AMPLA DEFESA

Na argumentação, Herman afirma que deu direito à ampla defesa dos envolvidos. Ele cita que um único advogado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) formulou sozinho 376 perguntas para uma das testemunhas. Outro fez 279 questionamentos em uma única oitiva. 

O relator diz, ainda, que 29 testemunhas foram requeridas pelos representantes, 14 pela defesa de Dilma e 19 pelo juízo. 

O argumento é uma tentativa de Benjamin de provar que houve espaço para ampla defesa durante o processo. 

Últimas notícias