Reivindicações

Servidores e professores ocupam a Prefeitura de Vitória de Santo Antão

Os servidores e professores de Vitória de Santo Antão estão isolados dentro do prédio, uma vez que os portões foram fechados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/07/2017 às 21:32
Foto: Carmelo Souza/cortesia
Os servidores e professores de Vitória de Santo Antão estão isolados dentro do prédio, uma vez que os portões foram fechados - FOTO: Foto: Carmelo Souza/cortesia
Leitura:

Servidores públicos da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, ocuparam a sede da gestão municipal neste terça-feira (25) alegando que as negociações salariais não têm avançado após sete meses de tentativas. Um grupo de aproximadamente 100 pessoas, entre professores e trabalhadores de outros setores da administração pública da cidade, decidiram passar a noite no prédio como tentativa de forçar novas negociações com o prefeito Aglailson Junior (PSB).

A ocupação do prédio aconteceu depois que os sindicatos dos Servidores Públicos do Município Vitória de Santo Antão (Sindvisa) e dos Professores da Rede Pública Muncipal em Vitória de Santo Antão (Sindprov) realizaram, juntos, uma passeata pela manhã e deliberaram pela resistência dentro do prédio da Prefeitura.

De acordo com os sindicalistas, os servidores e professores estão isolados dentro do prédio, uma vez que os portões foram fechados e a entrada e saída dos manifestantes acabou impedida. Um outro grupo de manifestantes se concentrou na portaria da Prefeitura em apoio aos que ficaram acampados no interior do prédio.

O advogado Aristides Joaquim Felix Junior, representante dos dois sindicatos, informou que duas pautas de reivindicações foram entregues ao poder público municipal desde o dia 4 de janeiro. No último dia 20 a prefeitura ofereceu um aumento de 1,5% aos servidores e nenhum aumento aos professores. Ambas as categorias reivindicam 7,64% de aumento, o que segundo eles cobre, somente, a inflação para o período.

Durante o dia, o prefeito Aglailson Junior enviou dois secretários municipais, aqueles que respondem pelas pastas de Agricultura e Serviços Públicos, para reiniciar uma negociação com os manifestantes. Além da questão salarial, as categorias alegam que outras reivindicações fazem parte do pleito dos servidores. Entre elas estão a implementação do Portal da Transparêcencia, descongelamento do Plano de Cargos e Carreiras, e solicitações envolvendo melhorias nas condições de trabalho.

Serviços paralisados

Segundo os sindicalistas, desde essa segunda-feira (24), apenas parte dos serviços prestados pelos servidores públicos de Vitória de Santo Antão estão sendo ofertados para a população. Nesta terça, cerca 85% das atividades foram suspensas. Apenas uma das escolas municipais, inclusive, funcionou nesta terça em meio às manifestações.

Últimas notícias