Segurança

Marília Arraes entra em debate sobre segurança e ataca Paulo Câmara

Em vídeo publicados em seu Facebook, a vereadora Marília Arraes (PT) mostra "as verdades sobre os números da violência"

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 22/09/2017 às 11:06
Sérgio Bernardo / JC Imagem
Em vídeo publicados em seu Facebook, a vereadora Marília Arraes (PT) mostra "as verdades sobre os números da violência" - FOTO: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Leitura:

A vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), lançou um vídeo em suas redes sociais nesta sexta-feira (22), intitulado "As verdades sobre os números da violência em Pernambuco". Com isso, a ex-socialista reforça sua posição no debate sobre a segurança pública no âmbito estadual, que ganhou ainda mais visibilidade com os últimos episódios de violência em Recife e em Caruaru nesta semana.

No vídeo, são expostos os índices de criminalidade no estado. Desde 2014, foram 12 mil assassinatos e entre janeiro e agosto deste ano, 3.735 homicídios. "Um policial para cada 503 habitantes. A ONU indica um para para 450", diz o vídeo. 

O comparativo entre os índices da criminalidade de Pernambuco e do estado do Rio de Janeiro foram o mote da bancada de oposição para entrar com um ofício junto ao Palácio do Campo das Princesas solicitando a convocação da Força Nacional, que foi recusado pelo governador e pelo secretário de defesa Social, Antônio de Pádua. Paulo acusou o pedido dos oposicionistas de "eleitoreiro" e afirmou que era preciso tratar o tema com responsabilidade. 

O governo anunciou que haverão 3.000 novos policiais militares e civis nas ruas até março de 2018. Nesta quinta (21), 1.500 policiais militares concluíram o curso de formação e devem atuar em todas as regiões de Pernambuco.  

Marília ainda questiona no vídeo os números de oficiais que atuam no estado, citando as aposentadorias. "O que o governo faz? anuncia a formação de 3 mil policiais até março de 2018. Mas não diz que até o final de 2018, outros 4 mil policiais estarão de aposentando". Por fim, ela se dirige diretamente à Paulo. "Enxugar gelo não resolve a crise da segurança em Pernambuco, governador", conclui o vídeo. 

Em inserção partidária do PT, que foi ao ar no dia 17 de julho, a vereadora fez críticas ao aumento da violência no estado e critica indiretamente o governador. 

Candidata ao governo

Marília vinha tentando se cacifar como pré-candidata do PT para o governo do estado em 2018, que começou a ser questionada, devido as aproximações entre PSB e PT, principalmente durante a visita do ex-presidente Lula ao Recife, quando chegou a visitar a viúva do ex-governador Eduardo Campos em sua residência, na presença do governador Paulo Câmara (PSB) e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). A aproximação é negada oficialmente pelos dois lados, como por parte Paulo e o senador Humberto Costa (PT). 

A vereadora defende uma candidatura própria do PT nas eleições de 2018, em torno de uma aliança com os partidos de esquerda, o que foi decidido no Congresso Estadual do partido. Em julho, ela se reuniu com Lula e com Humberto Costa para tratar sobre os "planos do PT para 2018". 

Últimas notícias