COMITIVA

Defensor da candidatura de Marília, Sílvio Costa visita Lula na terça

O deputado integra uma comissão de parlamentares que irá fazer uma inspeção na cela onde Lula está preso

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 23/05/2018 às 16:36
Foto: Divulgação
O deputado integra uma comissão de parlamentares que irá fazer uma inspeção na cela onde Lula está preso - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Atualizada às 18h44

Vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (Avante) vai visitar o ex-presidente Lula (PT), na próxima terça-feira (29), na carceragem da da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). O deputado integra uma comissão de parlamentares que irá fazer uma inspeção na cela, onde Lula está preso desde 7 de abril. Sílvio é ferrenho defensor da candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco, o que poderia cacifá-lo como candidato ao Senado na chapa petista. Entretanto, PT e PSB conversam sobre uma aliança em torno da reeleição de Paulo Câmara (PSB).

O deputado defende que a retirada da pré-candidatura de Marília ao governo seria um "desserviço" à democracia e ao processo eleitoral em Pernambuco. "Marília está lutando como uma guerreira pela candidatura. Se ela for candidata, vai ao 2º turno com Armando Monteiro (PTB). É disso que o PSB tem medo", defende Sílvio. 

Silvio Costa afirmou que é inevitável que a conversa com o ex-presidente passe sobre o contexto local do Estado. "Não é que eu vá defender a candidatura de Marília. Eu vou conversar sobre o quadro político de Pernambuco", garantiu o parlamentar. Seu pleito para o Senado Federal também estará na pauta. Ele também é aliado de primeira hora de Armando Monteiro, que será o candidato a governador pelo grupo das oposições "Pernambuco Quer Mudar", mas a oposição cogita trazer o deputado estadual André Ferreira (PSC) para a outra vaga de senador, ao lado de Mendonça Filho (DEM). "Não vou discutir chapa, mas não há possibilidade de eu não conversar sobre a minha candidatura ao Senado", cravou Silvio. 

VISITA A LULA

A visita a Lula foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato. A comitiva conta com mais 12 deputados do PT, PSB, PSOL, PCdoB e PDT. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, acusado de ser proprietário oculto de um triplex em Guarujá (SP). A visita tinha sido negada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Curitiba, que supervisiona a execução da pena, mas Fachin atendeu a um recurso da Câmara.

Sílvio Costa é o único componente da bancada federal de Pernambuco que faz parte da Comissão Externa criada pela Câmara. Os deputados da comissão vão verificar as condições em que se encontra preso o ex-presidente. A visita será também um gesto de solidariedade e apoio à sua pré-candidatura presidencial, que será lançada no próximo dia 27. "O ex-presidente Lula fez muito pelo país, principalmente pelos menos favorecidos e pelas regiões menos desenvolvidas. Pernambuco e o Nordeste devem muito a Lula. Ele está condenado sem prova material. Nós vamos inspecionar as condições em que está alojado, enquanto o STF não derruba essa prisão injusta", explica Sílvio Costa.

Além de Sílvio Costa, fazem parte da comissão de inspeção os deputados Paulo Pimenta (RS), Benedita da Silva (RJ), José Guimarães (CE), José Mentor (SP), Paulo Teixeira (SP) e Wadih Damous (RJ), todos do PT, mais o Bebeto (PSB/BA), André os deputados André Figueiredo (PDT/CE), Weverton Rocha (PDT/MA), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Orlando Silva (PCdoB/SP) e Ivan Valente (PSol/SP).

Últimas notícias