LEI MUNICIPAL

Câmara de Vereadores do Recife revoga gratificações às aposentadorias dos servidores

Benefícios estavam sendo questionados pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/08/2018 às 18:07
Foto: Chico Porto/JC Imagem
Benefícios estavam sendo questionados pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) - FOTO: Foto: Chico Porto/JC Imagem
Leitura:

A Câmara de Vereadores do Recife revogou trechos da Lei Municipal 18.457/2018, que previam a incorporação de gratificações às aposentadorias dos servidores à disposição da Câmara. O benefício estava sendo questionado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), em uma representação da procuradora geral Germana Laureano.

Segundo os trechos questionados da Lei Municipal 18.457/2018, os servidores iam incorporar gratificações nas aposentadorias, caso as receberem por apenas cinco anos. A norma ainda previa que os aposentados por invalidez incorporariam a gratificação automaticamente, mesmo sem qualquer tempo de contribuição. Os benefícios seriam pagos pelo RECIPREV, fundo próprio de aposentadorias e pensões dos servidores do Recife.

VALIDADE DOS BENEFÍCIOS

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), revogou os benefícios questionados pelo MPCO, em ato publicado no Diário Oficial do Município, nesse sábado (4).

Para o MPCO, a nova lei municipal violava normas constitucionais, ao permitir que os servidores levassem esta gratificação para as suas aposentadorias e pensões. A procuradora Germana Laureano falou em inconstitucionalidade formal, pois a matéria teria que ser de inciativa do prefeito Geraldo Júlio (PSB), mas o projeto foi da mesa diretora da Câmara.

Germana Laureano considerou positivo o próprio Poder Legislativo ter reconhecido as irregularidades e revogado a norma questionada. "A revogação significa o reconhecimento, pela própria Câmara de Vereadores, da existência das inconstitucionalidades apontadas pelo MPCO e reconhecidas pelo TCE", diz a procuradora geral.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), em processo de medida cautelar, já tinha suspenso os benefícios, em julho. A conselheira Teresa Duere, relatora da representação feita pelo MPCO, determinou ao RECIPREV que não incluísse em folha de pagamento as gratificações de incentivo dos servidores.

Ao questionar a lei, o MPCO apontou que havia risco de dano irreparável, pois caso estas gratificações de incentivo começassem a ser pagas aos aposentados, dificilmente haveria ressarcimento ao RECIPREV pelos prejuízos ocasionados, haja vista o caráter alimentar dos proventos de aposentadoria.

Com a revogação dos trechos da Lei questionados, a medida cautelar agora deve ser arquivada no TCE.

Últimas notícias