Lançamento

Apple lança iPhone 8 nesta terça; veja linha do tempo do smartphone

Nova versão será lançada nesta terça (12), às 14h, horário de Brasília

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/09/2017 às 9:00
Foto: AFP
FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a busca por smartphones passou a ser uma das prioridades pelo aficcionados em tecnologia. Nesta terça (12), às 14h no horário de Brasília, chega às lojas a nova linha do aparelho, formada pelo iPhone 8, que deve ser apresentado ainda nas versões 8 Plus e X. A novidade é o que tem levado uma legião de compradores às filas, mesmo com a pré-venda do produto sendo iniciada só na próxima semana.

A procura pelo aparelho teve início quando o fundador e ex-CEO da Apple Steve Jobs colocou uma série de funções em um único aparelho, como conexão à internet tela sensível ao toque e diversos aplicativos a disposição do usuário, há dez anos.

Foto: AFP
A primeira versão do iPhone, lançada em junho de 2007 - Foto: AFP
Foto: divulgação
O iPhone 4 foi lançado em junho de 2010 - Foto: divulgação
Foto: divulgação
O iPhone 5 foi o primeiro a ter conexão 4G - Foto: divulgação
Foto: divulgação
O iPhone 6 foi lançado em 2014 - Foto: divulgação
Foto: divulgação
Os primeiros modelos da marca a serem resistentes à água e à poeira foram o iPhone 7 e o 7 Plus - Foto: divulgação

Linha do tempo

A 1ª geração, de junho de 2007, contava com sensores de luz ambiente e de proximidade e tela multitoque. Já nas versões seguintes, como o iPhone 3G surgiram a conexão 3G e o GPS, em 2008. No iPhone 3GS as novidades foram a bússola digital, câmera de 3MP com gravação de vídeos, controle de voz e fones de ouvido, que contavam com controle de som no cabo.

Em 2010, o design foi reformulado e o acabamento ganhou um toque metálico e de vidro no iPhone 4. O display de retina melhorou a resolução da tela e a câmera frontal ficou no formato VGA, além do sistema operacional, que passou a ser chamado de iOS.

As filmagens em Full HD, com câmera de 8MP apareceram a partir do 4S, em 2011, que ainda levou ao público o assistente inteligente Siri e soluções aos problemas do modelo anterior.

A já popular conexão 4G foi inaugurada no iPhone 5, aparelho mais fino e longo com display maior, de 4".O cabo lightning de 30 pinos deu lugar ao de oito e os novos fones foram lançados, os EarPods.

Com visual mais jovem, a versão 5C surgiu como uma opção mais barata do 5, em 2013. Enquanto o 5S contava com corpo de alumínio e foi o pioneiro em leitor de impressão digital.

Em 2014, a Apple inovou em apresentar o mesmo modelo em tamanhos diferentes para os iPhones 6 e 6 Plus. O primeiro com 4.7" e o Plus com 5.5". A tela Retina HD, a bateria maior e o formato mais fino também foram novidades, bem como o Near Field Communication (NFC), ferramenta de troca de informações sem necessidade de cabos, além do Apple Pay, plataforma de pagamentos digitais da marca.

Com o design da versão anterior sendo mantido, os modelos 6S e 6S Plus trouxeram ao mercado, em 2015, o 3D Touch (sensor de pressão) e melhorias na câmera, com 12 MP na traseira e 5 MP na frontal.

As Live Photos, que se movem como GIFs por capturarem 1,5 segundo antes e depois do clique, apareceram também, bem como os vídeos em 4K.

Pensando no público menos abastado, a Apple lançou o modelo SE, uma versão mais barata, em 2016, com design que relembrou os iPhones 5 e 5s.

Resistentes à água e à poeira, as versões 7 e 7 Plus se destacaram pela câmera dupla, (uma wide e outra tele). Os EarPods foram trocados pelos AirPods, fones sem fio. A falta da entrada para os fones, no entanto, não caíram muito nas graças dos compradores.

Últimas notícias