O presidente eleito pelo PT, Lula, vem sendo alvo de fake news neste sábado (5). Em aplicativos de mensagens e nas redes sociais circulam a informação que Luiz Inácio Lula da Silva havia sofrido um infarto e estava sendo levado para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Essa informação é mentira.
Algumas versões da história também relatam que o político sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou estava com caso grave de pneumonia. Até relatos de que Lula havia sido envenenado foram apresentadas ao público. Nada disso confere.
Lula está na praia de Trancoso, na Bahia, onde está descansando com sua esposa, Janja. Ele deve retomar a agenda na próxima semana. Lula, inclusive deve viajar para o Egito, onde irá participar da COP 27.
Lula é alvo de fake news sobre motivo de sua ausência pós-eleições
A informação, de acordo com o site boatos.org, é falsa. O primeiro sinal é a alternância entre duas doenças distintas, AVC e infarto, que seria de fácil identificação em um hospital, como o que indica as mensagens. A versão ainda sobre a pneumonia e envenenamento torna ainda mais improvável a situação.
Também não faria sentido que um problema ocorresse na Bahia e Lula fosse encaminhado para São Paulo, em emergência o foco é que o tratamento seja feito no local mais próximo.
Além disso, essa história não consta em nenhuma fonte de mídia segura, se um presidente eleito recentemente sofresse algum problema de saúde e tivesse de ser internado a história correria através da mídia rapidamente.
Integrantes do Partido dos Trabalhadores também já desmentiram as declarações circulando na internet.