Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião

Blog de Jamildo

Por Jamildo Melo e equipe
ajuda alimentar

Ministro João Roma garante que fila de espera para receber Bolsa Família será zerada em Pernambuco

Ofíci entregue a João Roma solicita o aumento no valor do Bolsa Família, que passará a se chamar Auxílio Brasil, e medidas para que o número de beneficiados seja aumentado.

Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 13/08/2021 às 14:30
João Roma esteve com bancada do PP na quinta-feira para falar do Bolsa Família - PP/Divulgação

Em reunião no Ministério da Cidadania, o ministro João Roma afirmou ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), acompanhado dos prefeitos Camila Machado (Sirinhaém) e Marinaldo Rosendo (Timbaúba), que o valor do Bolsa Família será aumentado e a fila de espera para receber o benefício será zerada no estado de Pernambuco.

“Entregamos ao ministro a nossa solicitação de ampliação do Bolsa Família. A resposta foi muito positiva e a expectativa é que haja o atendimento do nosso pedido. Vamos trabalhar para que mais famílias sejam atendidas e que o valor pago pelo programa seja reajustado para dar mais condições e dignidades aos brasileiros. Além disso, voltamos com essa boa notícia aos pernambucanos, o ministro nos falou que o governo federal deve zerar a fila de espera do Bolsa Família no nosso estado”, disse Eduardo da Fonte.

O ofício (228/21) entregue a João Roma solicita o aumento no valor do Bolsa Família, que passará a se chamar Auxílio Brasil, e medidas para que o número de beneficiados seja aumentado.

Também participaram da reunião os vereadores cabenses Binho de Roque, Jobinho, Aziel, Jamerson Batera e Cezar Paiva. Houve ainda sinalização de ampliação do programa social.

Danilo Cabral propõe valor de meio salário mínimo do novo Bolsa Família

Terminou, na noite desta quinta-feira (12), o prazo para a apresentação de emendas à medida provisória que institui o Auxílio Brasil (1.061/21), que irá substituir o Bolsa Família.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou seis propostas de emendas ao texto. Uma delas busca garantir que o valor do benefício não seja inferior a meio salário mínimo. “O governo editou uma MP sem determinar o valor que será pago pelo novo programa, portanto pretendemos assegurar um valor que responda às necessidades mínimas de sobrevivência das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, afirma o socialista.


Danilo Cabral também sugere que sejam estabelecidos os valores referenciais para definição das linhas de pobreza e extrema pobreza, critérios para o ingresso das pessoas no programa. No primeiro caso, indivíduos cuja renda familiar per capita esteja entre R$ 150 e R$ 275. E no segundo, indivíduo cuja renda familiar per capita seja inferior a 150. O parlamentar lembra que há uma fila de um milhão de pessoas à espera de serem atendidas pelo Bolsa Família em todo país, sem providências do governo. “Então, precisamos ter regras claras no novo programa, de maneira a garantir sua operacionalização. Há muito, lutamos pela ampliação do Bolsa Família, tanto no valor do benefício como no universo de atendimento e, principalmente pela constitucionalização de um programa de renda mínima no país”, destacou.

Tags

Autor

Veja também

últimas

VER MAIS