ELEIÇÃO

Eleições suplementares em Pernambuco reforçam confiança nas urnas eletrônicas

Eleições desse domingo (3) em Capoeiras e Palmeirina foram as primeiras do tipo a contar com auditoria das urnas

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/10/2021 às 12:52
Notícia
X

As eleições suplementares de Capoeiras e Palmeirina, definidas nesse domingo (3), foram as primeiras do tipo a contarem com Auditoria das Urnas Eletrônicas, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O processo ocorreu para demonstrar transparência e credibilidade.

A auditoria acontece em todas as eleições oficiais do país em que se usa a urna eletrônica, mas sua realização em eleições suplementares era inédita. Ela acontece paralelamente à eleição. Para sua realização, selecionam-se aleatoriamente algumas urnas, na véspera da votação, e simula-se uma votação.

Tudo isso ocorre perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos, órgãos públicos diversos e qualquer interessado, para atestar que as urnas estão em perfeito funcionamento.

"Não houve nenhuma divergência entre o resultado das urnas eletrônicas e nas urnas de papel. Os votos da auditoria não valem para a eleição, é só para mostrar que não há qualquer tipo de fraude", explicou um assessor do TRE ao Blog.

Tags

Autor