CONSTITUIÇÃO

Fala de Toffoli sobre semipresidencialismo inflama discurso bolsonarista nas redes

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 17/11/2021 às 10:45
Notícia
X

Das terras d'além mar, o ministro Dias Toffoli defendeu a adoção de regime semipresidencialista para o Brasil. Foi num painel do 9º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, realizado nessa terça (16). Nas redes sociais, bolsonaristas usaram a fala para inflamar o discurso contra o Supremo Tribunal Federal.

"Nós já temos um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia", disse Dias Toffoli no evento.

A fala acontece após José Levi Mello, o ex-advogado-geral da União, ter defendido o regime: "Pergunto eu por não tentar isso no Brasil? Sobretudo no Brasil de hoje, onde, sem nenhuma dúvida, o centro da política já é o parlamento, como é próprio de uma democracia representativa".

No Twitter, Bolsonaristas reagiram com a #GolpeDoSemipresidencialismo, acusando Dias Toffoli de promover um "golpe de estado" no Brasil, criando nova animosidade contra o Supremo Tribunal Federal, que já foi alvo de ataques por parte do presidente Bolsonaro e seus apoiadores.

Tags

Autor