DOCUMENTO

Saiba como solicitar RG para cachorros e gatos

Na cidade de São Paulo, o Registro Geral Animal (RGA) é obrigatório por lei desde 2011 e agora tem versão digital

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 27/01/2022 às 16:19 | Atualizado em 09/07/2023 às 15:35
Notícia
X

Você sabia que, assim como os humanos, os cães e gatos podem ter o próprio RG? O Registro Geral (RG) Pet serve para identificar o pet por meio de um número único, em que estão armazenadas as informações de cadastro do bichinho. Na cidade de São Paulo, o Registro Geral Animal (RGA) é obrigatório por lei desde 2011 e agora tem versão digital.

Através do registro, é possível consultar o histórico de vacinas e outras atividades do pet. O RG Pet garante sigilo total sobre as informações cadastrais, além de informar dados sobre o vencimento de vacinas.

Como o RG Pet funciona?

Os tutores podem solicitar o RG pet grátis para registrar o animal e para armazenar informações sobre a posse do bichinho. Assim, é possível evitar disputas judiciais, facilitar o transporte em viagens e impedir casos de roubo ou fuga.

Os animais são registrados através de chip ou sistema biométrico, como uma forma de garantir a reciprocidade da informação do animal com o seu RG.

Como fazer RG do animal?

Para fazer o registro do animal de estimação, o tutor precisa acessar este site e realizar o cadastro. O procedimento é gratuito.

Um número de RG Pet será atribuído ao bichinho quando o cadastro for finalizado. Em seguida, o tutor deve levar o animal a um veterinário, pet shop, ou clínica credenciada para finalizar o processo via implantação de chip subcutâneo ou pelo sistema biométrico - esta fase não é obrigatória.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo determinou a obrigatoriedade do RGA (Registro Geral Animal) para cachorros e gatos com mais de três meses de idade. Para realizar o registro no município, o tutor pode solicitar o documento on-line, por meio do Portal SP156, apresentando os seguintes documentos:

  • foto do animal;
  • documento de identificação do tutor ou do responsável, como RG e CPF;
  • comprovante de residência de até 90 dias;
  • atestado de vacinação contra a raiva, assinado por médico-veterinário, ou comprovante do Centro de Controle de Zoonoses do município expedido nos 12 meses antecedentes ao RGA.

Ao realizar o RGA, o tutor recebe uma placa com o número de identificação do cachorro ou gato, que deverá ser presa na coleira permanentemente.

 

Tags

Autor