O xixi do hamster transmite doenças? Saiba mais
Doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas são chamadas de zoonoses
Não é novidade que animais podem passar doenças para humanos e vice-versa. Alguns exemplos, como contrair raiva através de uma mordida de um cão contaminado, são mais comuns, enquanto outros nem tanto. É o caso de contágio através do contato com a urina de um hamster doente.
O hamster é um roedor, e, assim como seus primos ratos, também pode transmitir a bactéria causadora da leptospirose. Mas para virar um transmissor, o bichinho precisa estar infectado pela bactéria leptospiria.
Hamsters adquiridos sem uma procedência legal ou que cresceram na natureza podem apresentar alguma doença como essa.
- Barrado em voo, hamster de assistência emocional é jogado em sanitário
- Estudo com hamsters comprova eficácia de máscaras contra coronavírus
- Hamster sem pelos ganha agasalho e internet não está sabendo lidar com tanta fofura
- Como saber se um hamster está hibernando?
- Aprenda como descobrir se o hamster é macho ou fêmea
Outro fator para que o hamster seja transmissor de doenças são as condições de higiene em que o animal se encontra: para representar risco de transmissão, as condições nas quais ele vive devem ser muito precárias. Por exemplo: ausência de limpeza do local que ele vive e falta de higiene.
A leptospirose não é a única doença que o bichinho pode transmitir para o tutor, salmonelose e coriomeningite são outras zoonoses comuns que o pet pode transmitir pela urina.
Que cuidados ter com o hamster para evitar doenças?
O primeiro passo após adquirir um pet é levá-lo ao veterinário. Com os hamsters não é diferente. O especialista vai dizer se o bichinho apresenta alguma doença ou contraiu algum vírus ou bactéria e se é preciso tratá-lo.
Depois da avaliação veterinária, os cuidados não são interrompidos. O ambiente no qual o pet viverá precisa estar sempre bem-cuidado. Os hamsters costumam urinar na gaiola, então o tutor vai precisar trocar o revestimento dia sim, dia não. O objetivo é manter o ambiente seco.
Outro cuidado importante é lavar sempre as mãos após interagir com o pet, além de evitar pegar no hamster quando for se alimentar.
Os acessórios de alimentação do bichinho também precisam estar limpos. Isso requer uma limpeza diária. Já a gaiola deve ser higienizada semanalmente.
Como é o banho do hamster?
Dar banho em hamster não está na lista de cuidados com a higiene. Pelo menos não da forma que os outros pets tomam banho. A forma correta de manter o hamster limpo é utilizando um pano úmido com água morna.
Para higienizar o hamster, o tutor vai mergulhar o pano na água e fazer movimentos pequenos pelo corpo do pet. Detalhe importante: os movimentos devem ser feitos em direção ao crescimento do pelo do animal. Após finalizar o banho, o tutor deve tirar toda a água presente nos pelos do hamster.
A recomendação é fazer esse procedimento de limpeza no hamster a cada dois meses.