RELAÇÃO FORÇADA

Após 'acasalamento forçado', tubarão fêmea é vista com ferimentos; assista ao vídeo

'Fiquei realmente surpreso, pois nunca vi algo assim na minha vida', contou Najafov

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 10/02/2022 às 15:32
Notícia
X

O cineasta Jalil Najafov, do Azerbaijão, conseguiu registrar seu encontro com um grande tubarão branco durante um mergulho em Guadalupe, no México, com alguns amigos. O que já é um acontecimento raro se tornou ainda mais peculiar: o animal estava com cicatrizes pelo corpo. Segundo o fotógrafo, esses machucados poderiam ser decorrentes de um "acasalamento forçado" com um tubarão da mesma espécie.

“Fiquei realmente surpreso, pois nunca vi algo assim na minha vida”, contou Najafov à CNN Travel no início de janeiro. “A marca da mordida era tão grande, em um tubarão enorme.”

O registro ganhou repercussão e o cineasta voltou a publicar nas redes sociais sobre o encontro com a fêmea machucada:

"Em raras ocasiões, durante a temporada de acasalamento entre os tubarões, 'cicatrizes de acasalamento' aparecem nos corpos das tubarões fêmeas, causadas pelos machos que os seguram. ... Essas cicatrizes são principalmente cortes e perfurações mais profundas, indicando uma motivação mais forte, como o acasalamento coercitivo do lado do macho", explicou Najafov no Instagram.

Najafov explicou também que durante a época de reprodução dos tubarões, em algumas ocasiões, os machos se "prendem" no corpo das fêmeas, o que acaba ocasionando alguns ferimentos no animal.

“A parte frustrante/intrigante é que nunca saberemos realmente como ela conseguiu seus ferimentos”, pontuou.

As informações dadas pelo cineasta foram extraidas de um estudo feito em 2018, pelo doutor em ecologia comportamental, Erich K. Ritter e Raid W., professor de estatística na Universidade da Flórida.

 

Tags

Autor