GRAVIDEZ

Quanto tempo dura a gestação de um hamster? Saiba tudo sobre essa fase da vida do animal

Saiba o que é necessário para a fêmea nesse período

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 10/02/2022 às 20:04
Notícia
X

Os pets têm algumas semelhanças com os humanos, como necessidades fisiológicas e fases da vida. Entretanto, nem sempre o que eles compartilham conosco funciona da mesma forma. A gestação de um humano, por exemplo, dura nove meses, enquanto a dos animais têm períodos diferentes. A gestação do hamster, que é um animal de estimação comum, dura menos de um mês. Você sabe quantos dias dura a gravidez de um hamster?

Os hamsters possuem uma expectativa de vida considerada pequena - de dois a três anos. Então, é comum que o ciclo gestacional do pet seja mais curto.

Normalmente, a gestação do hamster pode durar até 20 dias. Mas esse período de tempo pode variar de acordo com a espécie.

O hamster anão russo, por exemplo, tem um período de gestação de 20 dias. A ninhada pode ter seis filhotes a cada ciclo gestacional.

Já o tempo de gestação o hamster chinês é de 18 a 21 dias. O roedor pode dar à luz a até seis filhotes por ninhada.

Vale ressaltar que o hamster chinês pode procriar dois meses após o nascimento, então o tutor deve estar atento a esse período, pois a fêmea pode engravidar a qualquer momento a partir desses dois meses.

Como acontece a gestação de um hamster?

Para que a hamster fêmea fique grávida, a pet precisa estar no período fértil - o que ocorre semanalmente, durante três ou quatro dias.

Entretanto, a fêmea só ficará em período fértil por até 24 horas. Já o macho da espécie pode procriar a qualquer momento.

Ou seja, se um casal de hamsters compartilha o mesmo espaço, é provável que eles procriem com frequência.

Como é a gestação de um hamster?

Durante o período gestacional, é possível notar algumas mudanças na hamster fêmea, como o tamanho e peso do animal de estimação, que vai aumentando conforme o avanço da fase.

Mamilos mais evidentes também são outro sinal. Também é comum que a fêmea sinta mais fome e sede e fique sensível.

Então, é de extrema importância que o tutor prepare um ambiente especial e longe de estresse para a hamster grávida.

Como cuidar da hamster grávida?

Ao perceber que a hamster fêmea está grávida, o tutor deve separá-la do macho para que ele não a machuque.

Outros cuidados são manter a gaiola do animal de estimação limpa e trocar o granulado que reveste o ambiente a cada dois dias. Assim, o tutor evita que o animal fique estressado.

Água limpa e fresca e comida devem estar sempre disponíveis, já que, nesse período, o bichinho vai sentir mais fome e vai precisar de mais nutrientes.

O tutor deve evitar tocar muito na fêmea durante o período de gestação, assim como quando os filhotes nascerem.

E não menos importante: o tutor deve levar a fêmea ao veterinário para se certificar que todo o período gestacional dela ocorra de forma tranquila.

Tags

Autor