VERÃO

Pode levar o pet para praia no verão? Saiba como garantir diversão e segurança nesse tipo de passeio

Saiba o que é necessário para garantir um passeio seguro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 12/02/2022 às 10:00 | Atualizado em 16/02/2022 às 20:16
Notícia
X

Já estamos na metade de fevereiro, mas o verão ainda vai durar mais um pouco. E nada combina mais com o verão do que praia, até mesmo para quem tem pet. Neste período do ano, é perceptível que a quantidade de pessoas acompanhadas de cães na praia aumenta. Entretanto, para levar o pet - principalmente os cães - para esse ambiente, é preciso tomar alguns cuidados.

É comum encontrarmos alguns animais brincando à beira do mar, mas é necessário estar atento, já que não são todas as praias seguras para os pets. Isso porque eles podem acabar engolindo restos de peixes ou até mesmo ter contato com águas vivas, além do risco do seu amigo engolir restos de comida que são deixados na areia.

Pode levar cachorro para a praia?

Antes de planejar um passeio com seu pet, é preciso saber se a praia permite a presença de animais domésticos.

A praia de Santos (em São Paulo), por exemplo, não mostra problemas em receber cães de estimação, desde que ele não saia do colo do dono.

Mas existem lugares mais flexíveis em relação às visitas dos pets, é claro que sempre mantendo os devidos cuidados para garantir o bem-estar do bichinho e dos outros banhistas.

Em algumas praias, o pet precisa estar devidamente vacinado e vermifugado. Ele também deve estar sempre do lado do tutor. Vale ressaltar que o tutor do cachorro precisa estar com os documentos que comprovem a saúde do pet.

O que o cachorro precisa para ir à praia?

Além de levar os devidos documentos para comprovar a saúde do seu cachorro, outras coisas são necessárias para garantir que esse passeio seja mais gostoso, especial e seguro.

O primeiro cuidado fundamental para levar seu cachorro à praia é garantir um protetor solar específico para o pet. Assim como os humanos, os bichinhos também precisam se proteger do sol.

Vale ressaltar que os cães não podem usar o mesmo protetor solar que o tutor, existem produtos específicos que são recomendados para os pets.

Como o bichinho vai correr bastante, tomar sol e ficar exposto à maresia, é importante também se preocupar com a hidratação do pet. Por isso, leve um bebedouro portátil e assegure que ele tenha acesso a uma fonte de água potável e segura.

Lenços umedecidos e toalhinhas podem ajudar tanto na hora de retirar o excesso de areia do animal, quanto na hora de limpar olhos e nariz que certamente acabarão sujos e podem incomodar o pet.

Se tudo tiver certo, a última recomendação é levar uma coleira com identificação, endereço e telefone do tutor. Assim, caso o cão acabe se perdendo, fica mais fácil de encontrá-lo.

Quais são os principais cuidados com cachorros na praia?

A junção do sal do mar, areia e calor pode ser divertida, mas também trazer malefícios para o pet. Veja alguns cuidados necessários com o pet nesse ambiente:

Areia e lesões: A areia possui microorganismos capazes de gerar alergias ou causar até mesmo infecções nos pets. Além disso, o cão pode sofrer com algumas lesões somente pela combinação da areia e o sal do mar.

Então é importante estar de olho no pet e regular a quantidade de tempo na areia.

Queimaduras: Assim como aos humanos, os raios solares podem ser extremamente prejudicial aos pets. A exposição ao sol pode causar queimaduras nas patas, no focinho e nas pontas das orelhas. Por isso, é tão importante passar protetor solar.

Conjuntivite: A junção da umidade, da areia e dos raios solares pode provocar algumas infecções nos olhos, causando conjuntivite ou até mesmo machucar os olhos dos pets.

Vale lembrar que é importante ir a um médico veterinário antes e depois do passeio para conferir como o pet está e reforçar o seu bem-estar.

Tags

Autor