DIA DO GATO

Porque existe o Dia Mundial do Gato? Saiba mais sobre a data celebrada nesta quinta-feira (17)

O Dia Mundial do Gato é celebrado em 17 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 17/02/2022 às 19:28 | Atualizado em 17/02/2022 às 19:29
Notícia
X

Há quem diga que não gosta de gato por achar que esses felinos não são amigáveis ou independentes demais. Mas com certeza essas pessoas nunca tiveram um gato dentro de casa. Basta dar uma chance a esses pets que rapidamente as pessoas viram fãs deles. Eles são tão amados que ganharam um dia em sua homenagem. Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Gato.

Porque existe o Dia Mundial do Gato?

O Dia Mundial do Gato, celebrado em 17 de fevereiro, foi criado por uma instituição italiana com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus-tratos contra os gatos.

A data não é a única em homenagem a esses felinos. Também existe o Dia Internacional do Gato, celebrado em 8 de agosto. A data foi criada em 2002 pela IFAW (sigla para Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) com o objetivo de incentivar debates e conscientizar tutores sobre como cuidar corretamente desses animais.

Por que as pessoas não gostam de gatos pretos?

Quando o assunto é maus-tratos aos animais, não tem como não pensar nos maus-tratos aos gatos pretos. Esses animais foram associados ao azar e à bruxaria no passado, mas a superstição ainda persiste.

Um dos reflexos disso é a dificuldade de adoção desses animais de pelagem escura. Na ONG Catland, 60% dos gatos que estão à espera de um lar têm o pelo na cor escura.

Outro efeito desse preconceito foi tornar algumas datas perigosas para esses animais. Nas sextas-feiras 13 e no Halloween (31 de outubro), os gatos pretos correm ainda mais perigo porque são alvos de superstições e rituais macabros nos quais acabam assassinados.

Enquanto algumas pessoas têm medo, outras acreditam que através de rituais com esses animais é possível entrar em conexão com forças do mal.

Para combater esse preconceito, foi criado o Dia do Gato Preto, celebrado em 27 de outubro.

Tags

Autor