Imagens da CTTU mostram imprudência de motorista que atropelou ciclista no Joana Bezerra

Publicado em 13/03/2019 às 16:32 | Atualizado em 12/05/2020 às 14:05
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

 

O motorista que atropelou e matou o ciclista César Filipe Gomes da Silva, de 30 anos, na madrugada do sábado 9/3, na Ponte João Paulo II, na Ilha do Leite, estava em alta velocidade e arrastou a vítima por quase 50 metros, sem sequer reduzir a velocidade após a colisão. O JC teve acesso às imagens de uma das câmeras da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), localizada no alto de um edifício da Avenida Agamenon Magalhães, que mostram o momento exato do atropelamento e deixam evidente a forma perigosa com que o condutor dirigia. As imagens também foram encaminhadas à Delegacia de Delitos de Trânsito, responsável pela investigação do crime de trânsito.

 

LEIA MAIS

Motorista que atropelou e matou ciclista é identificado, presta depoimento e diz que fugiu por temer assalto

Faltava uma ciclovia no caminho do ciclista César Filipe, atropelado no Viaduto Joana Bezerra

 

Nas imagens é possível ver o veículo trafegando em alta velocidade pela ponte – que junto com o Viaduto Capitão Temudo compõe o Complexo de Viadutos Joana Bezerra –, enquanto os três ciclistas pedalam no canto da faixa da esquerda, na mesma direção da via. Todos estão no sentido Boa Viagem-Olinda. A impressão é de que o condutor sequer percebe a existência dos três amigos próximos ao acostamento: além de César Filipe, que morreu na hora, estavam com ele os colegas de trabalho e também auxiliares de cozinha Paulo Victor Moura, 33, e Jonatan da Silva Gadelha, 17. Os três trabalhavam juntos na lanchonete Habib’s de Boa Viagem e eram vizinhos em Chão de Estrelas, no bairro de Campina do Barreto, periferia da Zona Norte do Recife. Quase todos os dias iam e voltavam juntos de bicicleta.

atropela1 -
atropela -

O veículo, inclusive, está com o farol alto. Ele bate nos ciclistas e é possível ver um vulto – no caso, César Filipe – sendo arrastado, até que o carro segue em frente e o ciclista fica jogado ao chão. As imagens, no entanto, foram captadas de um ponto muito alto, não sendo possível ver detalhes do atropelamento. Entre esses detalhes, a confirmação do modelo do veículo, que segundo Jonatan Gadelha é uma caminhonete Range Rover Evoque branca. O ciclista que sobreviveu ao atropelamento concedeu diversas entrevistas confirmado o modelo e a cor do veículo.  

 

César Filipe foi criado pedalando. Em 2003, perdeu o irmão atropelado enquanto pedalava em Olinda

 

MAIS IMAGENS

A reportagem também solicitou à CTTU as imagens anteriores e posteriores ao local do atropelamento, mas a autarquia negou o repasse. Disse que seriam entregues exclusivamente à polícia. São essas imagens captadas pelos equipamentos de fiscalização e monitoramento do trânsito localizados ao longo do percurso que poderão confirmar ou não a versão do sobrevivente. São elas que comprovarão se uma caminhonete Range Rover Evoque branca passou, entre 0h30 e 1h pelas vias que levam ao Viaduto Joana Bezerra ou que servem para escoar o tráfego daquela via.

Últimas notícias