Europa

Sem querer, fazendeiro mexe em pedra e muda fronteira entre a Bélgica e a França; entenda

A divisa entre a Bélgica e a França se estende por 620 quilômetros e foi formalmente estabelecida através do Tratado de Kortrijk, em 1820

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/05/2021 às 18:35 | Atualizado em 05/05/2021 às 18:56
Notícia
X

Uma atitude simples que acabou “bagunçando” a fronteira entre a França e a Bélgica. Assim pode ser definida a ação de um fazendeiro belga que deslocou inocentemente, em 2,29 metros, a pedra que marcava a separação entre os dois países, provavelmente porque ela estava atrapalhando o caminho de seu trator. As informações são da BBC News.

O caso foi percebido por uma pessoa com conhecimento sobre história, que passava por uma floresta localizada na fronteira entre os dois países europeus. O ato de “aumentar” o território da Bélgica motivou piadas de autoridades dos países. "Acho que seremos capazes de evitar uma nova guerra de fronteira", disse Aurélie Welonek, prefeita de um vilarejo francês vizinho.

"Ele aumentou o tamanho da Bélgica e diminuiu o da França, não é uma boa ideia", afirmou o prefeito da vila belga de Erquelinnes, David Lavaux, ao canal de TV francês TF1. A divisa entre a Bélgica e a França se estende por 620 quilômetros e foi formalmente estabelecida através do Tratado de Kortrijk, em 1820. A pedra movida pelo fazendeiro data de 1819.

Para tentar resolver o problema, as autoridades belgas vão entrar em contato com o homem e pedir para que ele reposicione a pedra. Se o pedido não for atendido, o caso pode ser levado ao Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, o que ocasionaria a convocação da comissão de fronteira franco-belga, que se reuniu pela última vez em 1930.

Tags

Autor