engenhoca

Neto inventa aparelho para poder se comunicar com a avó

Lúcio afirma que seu objetivo era deixar a avó mais independente para poder se comunicar com ele e os outros netos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 09/09/2021 às 12:49 | Atualizado em 09/09/2021 às 13:04
Notícia
X

Algumas (mirabolantes) ideias podem virar realidade e só precisam de dois importantes fatores: necessidade e inspiração. Foi exatamente assim que Manuel Lúcio, 35, criou um aparelho para que sua avó, Felisa Romano, 96, pudesse conversar com seus outros netos, uma vez que a senhora tem dificuldade em lidar com a tecnologia.

Dona Felisa mora em Burgos, Espanha. Já seus outros netos moram nas cidades de Oviedo, a 297 km de distância, e Bilbao, no norte do país, a 396 km de Burgos. Manuel sempre ajudava a avó a fazer videochamadas ou digitar mensagens instantâneas.

Essa dependência fez com que o engenheiro tivesse a ideia de desenvolver o 'yayagram' (“yaya” em espanhol é o equivalente a "vovó") para ajudar a avó a ser mais independente, enviando e recebendo mensagens sozinha.

Mas como funciona?

O aparelho possui um botão que dona Felisa deve apertar para começar a gravar a sua voz. Após esse processo, ela deve selecionar com quem deseja entrar em contato. Logo depois, é só enviar e a notificação "o yayagram tem uma mensagem para você" aparece no celular do neto selecionado.

Reprodução/Telegram
Lúcio diz que sua 'engenhoca' é uma "caixa que permite a comunicação por mensagens de voz" - Reprodução/Telegram

Quando os netos falam com ela, a senhora pode ler a mensagem fisicamente, em letras grandes, graças a uma pequena impressora térmica, que fica acoplada ao aparelho.

O yayagram funciona com WiFi e pode ser ligado na tomada, como um eletrodoméstico. Como se tudo isso fosse o bastante, há alças para que a senhora possa carregar o seu aparelho. O próprio engenheiro criou o programa pelo qual a computação do sistema é executada. O fato aconteceu em abril deste ano.

Tags

Autor