superação

Catador improvisa barraca com chapa recuperada no lixo e é humilhado, até uma vaquinha mudar tudo

Em uma semana, o jovem teve sua realidade e sua vida transformadas; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 29/09/2021 às 9:58 | Atualizado em 29/09/2021 às 10:20
Notícia
X

Com a pandemia da Covid-19, alta nos preços dos alimentos e oportunidades de empregos limitadas, muitas pessoas estão dando aquele 'jeitinho brasileiro' para poder pagar as contas, se virando da melhor forma possível.

Esse foi o caso do mecânico Odorico Luiz Rocha, 23. Na última quarta-feira (22), o jovem encontrou uma chapa de lanches na rua após decidir virar catador para conseguir sustentar a família.

Dorico, como é conhecido, testou a chapa em casa incentivado pela companheira, Hellen, com quem tem três filhos e está a espera do quarto. O rapaz limpou o equipamento e improvisou, com tijolos e um armário velho, uma barraquinha de lanches na porta de casa, no bairro de Valverde, Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Reprodução
Dorico e a primeira versão do seu negócio, com a chapa de lanches encontrada na rua - Reprodução

Ao divulgar o seu mais novo negócio na web, Dorico recebeu diversas mensagens ofensivas e degradantes. "Só pode estar de sacanagem! Coé, Dorico!”, “você nunca vai vender nada!”, “vai ser hambúrguer com ratazana!” foram algumas das zombarias que o catador escutou. Apenas dois lanches foram vendidos nos primeiros dias.

A reviravolta

Apesar dos comentários ofensivos, outras pessoas viram o esforço do jovem e resolveram ajudar. “Ninguém merece passar por uma humilhação dessa”, disse Carlos Alberto Soares, dono de uma pizzaria vizinha que viu a barraca e leu os comentários maldosos.

Carlos e um amigo, Gabriel Borges, ficaram tocados com a história e decidiram ajudar Dorico, abrindo uma vaquinha na internet, que acabou rendendo quase R$ 3 mil reais e poucas horas.

Reprodução
A reinauguração do negócio de Odorico após o dinheiro da vaquinha - Reprodução

Com esse dinheiro, já na sexta-feira (24), o jovem reinaugurou o seu negócio, com uma chapa profissional, equipamentos, aventais e uma lona. O dinheiro ainda deu para dar uma mudada no visual e comprar fraldas para os filhos. Massa, né?

Tags

Autor