Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
CORAÇÃO DE PEDRA

Médicos encontram pedaço de cimento no coração de paciente que passou por cirurgia para reparar fratura

O caso de 'embolia de cimento intracardíaca' foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico da área da medicina publicado semanalmente

Raianne Romão
Raianne Romão
Publicado em 07/10/2021 às 10:16
Notícia
The New England Journal of Medicine
Homem de 56 anos estava com falta de ar e dor no peito após cirurgia para reparação de fratura - FOTO: The New England Journal of Medicine
Leitura:

Um homem de 56 anos compareceu ao pronto-socorro com dores no peito e falta de ar. Ele sentia esses sintomas há dois dias e, na emergência, os médicos fizeram uma investigação com exames mais detalhados. A radiografia e a tomografia computadorizada do tórax mostraram um corpo estranho dentro do tecido do coração: um pedaço de cimento.

Uma semana antes, o paciente havia passado por uma cifoplastia. E o que danado é isso? É um procedimento feito para recolocar o osso após uma fratura. A cirurgia normalmente é feita por especialistas em casos de osteoporose, utilizando cimento ósseo.

"O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito", escreveram os especialistas em um relato, que foi publicado na revista científica "The New England Journal of Medicine".

Durante o procedimento, os profissionais encontraram um pedaço de cimento, usado nesse tipo de operação, que media 0,2 diâmetro de comprimento e 10cm de comprimento.

O material estava começando a causar uma embolia, o que impossibilita a passagem da corrente sanguínea. Era exatamente essa ocorrência que estava provocando os sintomas que o paciente estava sentindo antes de dar entrada no hospital. “O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar”, acrescentaram os profissionais. 

"Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado". Depois que os médicos conseguiram retirar o corpo estranho do peito do paciente, o seu coração foi reparado.

O caso de 'embolia de cimento intracardíaca' foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico da área da medicina publicado semanalmente pelos médicos Gabe Weininger, BS, e John A. Elefteriades, MD, Ph.D.

Comentários

Últimas notícias