Curiosidade

Anel milenar 'contra ressaca' é encontrado em Israel

O objeto foi encontrado por arqueólogos durante uma escavação

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 12/11/2021 às 13:09
Notícia
X

Nesta semana, um antigo anel de ouro, com cerca de 1.300 anos, foi encontrado por arqueólogos da IAA (Autoridade de Antiguidade de Israel), durante uma escavação na região de Yavne.

Amir Golani, especialista da IAA (sigla em inglês), disse, em comunicado, que a joia possui uma pedra semipreciosa roxa, que os especialistas acreditam ser uma ametista. Amir conta que a joia pode ter sido usada para prevenir e curar os efeitos da ressaca. "Muitas virtudes foram associadas a essa joia, incluindo a prevenção do efeito colateral de beber, a ressaca", afirmou o especialista. 

O anel foi achado a cerca de 150 metros de um depósito de vinhos do período bizantino, descoberta também durante as escavações da área, localizada na região central de Israel. As teorias são de que ele poderia ter sido usado por homens e mulheres da elite, indicando riqueza e também status social, de acordo com a CNN. A joia também teria passado de geração a geração.

Agora, os estudiosos estão trabalhando para datar com a maior precisão possível o anel. Eles acreditam que ela seja o fim do período bizantino em Israel, mas não descartam a possibilidade de que a origem seja mais antiga. A joia será exposta em um museu israelense. 

O codiretor da escavação, Elie Haddad disse em nota que o anel pode ter pertencido ao dono do armazém, ou a um visitante do local que deixou cair e perdeu o seu anel precioso. O homem também conta que é muito difícil definir se a pessoa que usava o anel queria evitar a ressaca. "Provavelmente nunca saberemos", conta Haddad. 

Informações retiradas do Extra.

Tags

Autor