Impressionante

VÍDEO: Idoso recebe socorro de drone após sofrer ataque cardíaco

Um desfibrilador foi enviado por meio de drone; Com o objeto foi possível reativar o coração do homem de 71 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio César

Publicado em 11/01/2022 às 18:07
Notícia
X

Tecnologia usada para o bem. Um idoso sueco de 71 anos, que estava tendo uma parada cardíaca, foi salvo por um drone autônomo que levou um desfibrilador até a casa do paciente. Com ajuda de um médico que passava pelo local, o homem conseguiu ser socorrido com segurança. 

Segundo informações de Sven, morador de Trolhattan, na Suécia, tudo começou quando ele estava se sentindo mal enquanto limpava a neve na frente de sua casa. O que ele acreditava ser um "mal estar", era, na verdade, um ataque cardíaco.

Por sorte, um médico que passava pelo local socorreu o idoso. Prontamente, Mustafa Ali, que estava a caminho do trabalho, parou e fez uma primeira massagem cardíaca. Enquanto isso, a mulher do homem ligava para emergência. Em poucos minutos, o desfibrilador chegou através do drone e o médico conseguiu reativar o coração da vítima.

Assista ao vídeo: 

Mustafa, que ajudou no salvamento do idoso, elogiou a ‘tecnologia’ utilizada e afirmou que poderá ser usada em casos de distância de uma unidade de saúde. "Acho que é uma ferramenta muito boa, principalmente quando se trata de pacientes que estão longe do hospital mais próximo", relatou o médico.

Drones médicos 

Quem pensa que o caso foi algo inusitado, vai ser surpreender. O uso desta tecnologia - chamada de drones médicos - faz parte de um projeto em execução da empresa Everdrone, em colaboração com o Instituto Karolinska de Estocolmo, do serviço de emergência sueco SOS Alarm e da autoridade regional de saúde.

Segundo informações da empresa, foi revelado que a intenção é de estender o projeto para fora da Suécia. “Deve ser estendida a outras partes da Europa em 2022", relata Everdrone. Além disso, também afirmaram que o drone poderá ser transporte para outros tipos de equipamentos de emergência e poderão até alcançar lugares de difícil acesso.

Com informações da AFP 

Confira também: VÍDEO: Bombeiro mergulha em loja inundada para resgatar cachorro

Tags

Autor