VÍDEO: Idoso recebe socorro de drone após sofrer ataque cardíaco
Um desfibrilador foi enviado por meio de drone; Com o objeto foi possível reativar o coração do homem de 71 anos
Tecnologia usada para o bem. Um idoso sueco de 71 anos, que estava tendo uma parada cardíaca, foi salvo por um drone autônomo que levou um desfibrilador até a casa do paciente. Com ajuda de um médico que passava pelo local, o homem conseguiu ser socorrido com segurança.
- Maya Angelou é a primeira mulher negra a estampar uma moeda de dólar nos EUA
- Coleção de 209 moedas romanas é encontrada por texugo faminto
- VÍDEO: Imagem de Nossa Senhora Aparecida fica intacta após incêndio em caminhão: 'milagre'
- Homem é condenado após indenizar ex-namorada por estelionato sentimental
Segundo informações de Sven, morador de Trolhattan, na Suécia, tudo começou quando ele estava se sentindo mal enquanto limpava a neve na frente de sua casa. O que ele acreditava ser um "mal estar", era, na verdade, um ataque cardíaco.
Por sorte, um médico que passava pelo local socorreu o idoso. Prontamente, Mustafa Ali, que estava a caminho do trabalho, parou e fez uma primeira massagem cardíaca. Enquanto isso, a mulher do homem ligava para emergência. Em poucos minutos, o desfibrilador chegou através do drone e o médico conseguiu reativar o coração da vítima.
Assista ao vídeo:
Mustafa, que ajudou no salvamento do idoso, elogiou a ‘tecnologia’ utilizada e afirmou que poderá ser usada em casos de distância de uma unidade de saúde. "Acho que é uma ferramenta muito boa, principalmente quando se trata de pacientes que estão longe do hospital mais próximo", relatou o médico.
Drones médicos
Quem pensa que o caso foi algo inusitado, vai ser surpreender. O uso desta tecnologia - chamada de drones médicos - faz parte de um projeto em execução da empresa Everdrone, em colaboração com o Instituto Karolinska de Estocolmo, do serviço de emergência sueco SOS Alarm e da autoridade regional de saúde.
Segundo informações da empresa, foi revelado que a intenção é de estender o projeto para fora da Suécia. “Deve ser estendida a outras partes da Europa em 2022", relata Everdrone. Além disso, também afirmaram que o drone poderá ser transporte para outros tipos de equipamentos de emergência e poderão até alcançar lugares de difícil acesso.
Com informações da AFP
Confira também: VÍDEO: Bombeiro mergulha em loja inundada para resgatar cachorro