É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Uma empresária impressionou a internet ao impedir a entrada de homens assediadores em uma loja feminina de roupas e acessórios. A influencer cearense Andrea Costa é a proprietária do estabelecimento em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
O aviso colocado na vitrine deixou bem claro as instruções de entrada: "Homens, se não forem provar, esperem do lado de fora da loja", diz o cartaz. A influenciadora informou ao G1 que foi preciso tomar esta atitude devido aos inúmeros casos de assédio e de comportamentos machistas contra clientes e funcionárias.
"Eles (homens) entravam na loja, ficavam atrás das mulheres, quando não era depreciando o corpo delas, era olhando para elas trocando de roupa no provador através das cortinas. Temos um estúdio de fotografia dentro da loja e muitos homens vinham e entravam apenas para olhar as modelos", relata a empresária ao G1.
Confira a imagem de um dos avisos
Nos cartazes, contém as informações de que não são bem vindos os homens que ficam fissurados no corpo das mulheres, que traem suas parceiras e tentam ‘dar em cima’ das funcionárias da loja.
Além disso, a proprietária criou ambientes estratégicos para evitar que os homens observassem as mulheres no estúdio de fotos e dos provadores, local em que eles insistem em ficar perto para tentar espiar as clientes.
Caio Cesar da Silva estuda jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. Iniciou estágio no núcleo de vídeos. Ele é designer pelo Curso Técnico de Comunicação Visual na Escola Técnica Miguel Batista.
Localidade:Recife, PernambucoCargo:EstagiárioCursoCurso Técnico de Design na Escola Técnica Miguel Batista, Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco