Trintões começam em alta na artilharia do Brasileirão

Thiago Wagner
Publicado em 20/06/2016 às 16:33
Trintões começam em alta na artilharia do Brasileirão


Grafite, Bruno Rangel, Diego Souza e Rafael Moura lideram artilharia da Série A. Fotos: JC Imagem e Divulgação

O início do Brasileirão deste ano vem sendo bastante produtivo para os jogadores mais veteranos. Dos cinco atletas que lideram a artilharia da competição, quatro são acima de 30 anos - Bruno Rangel (34) e Grafite (37) são os artilheiros com sete gols cada, enquanto Diego Souza (31) e Rafael Moura (33) aparecem logo atrás com cinco. Prova que idade é muito mais do que sinônimo de somente experiência na elite nacional. O único a furar a lista dos experientes é Luan, do Grêmio. O jogador do clube gaúcho tem 23 anos e cinco gols.

Desse quarteto, Diego Souza foi o único que esteve em todos os jogos. Pelo Sport, não só marcou os cinco gols como também ajudou o clube pernambucano com duas assistências. O meia é o responsável direto por todos os pontos do Leão no Brasileirão. Contra o Fluminense, nesse domingo, fez o gol da vitória rubro-negra por 2x1, após arrancar do meio de campo.

LEIA MAIS:

> “Não está fácil acompanhar a garotada”, diz Grafite

> Para Grafite, Santa Cruz não é surpresa no Brasileirão

Mas os concorrentes não ficam atrás quanto o assunto é presença. Grafite e Rafael Moura, por exemplo, estiveram em oito partidas, enquanto Bruno Rangel jogou nove, sendo uma vindo do banco de reservas. Sinal que a idade não vem pesando até o o momento.

Grafite, por sinal, foi quem começou como a sensação do campeonato ao marcar quatro gols nas duas primeiras rodadas, contra Vitória e Fluminense. Ele teve uma queda de rendimento nos jogos seguintes, mas nada que o impedisse de continuar no topo da artilharia. A vítima mais recente foi o Palmeiras, no sábado. O Santa Cruz, contudo, perdeu por 3x1 para os paulistas.

Apesar do momento de alta, Grafite prega humildade com os mais jovens. “Não está fácil acompanhar a garotada não. Tem que se empenhar nos treinamentos. Claro que a tecnologia permite a longevidade do jogador, mas o jogador se cuidando ajuda na longevidade. É prazer para eu disputar com os mais jovens”, disse o camisa 23.

O detalhe é que o Brasileirão tem histórico de "coroas artilheiros". No ano passado, Ricardo Oliveira, que na época tinha 35 anos, foi o líder da artilharia da Série A com 20 gols. Além dele, Fred (31), Borges (31), Kléber Pereira e Washington (ambos com 33 na época) foram artilheiros em 2014, 2011 e em 2008 respectivamente. No entanto, nenhum deles supera Romário, que em 2005, com 39 anos, balançou as redes em 22 oportunidades.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
alta brasileirão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory