Clássico das Emoções abre o Pernambucano 2017

Davi Saboya
Publicado em 07/11/2016 às 20:33
Arbitral definiu fórmula de disputa e regulamento da competição no último mês. Foto: Davi Saboya/Blog do Torcedor


O Hexagonal do título do Campeonato Pernambucano de 2017 vai começar com um clássico entre Náutico e Santa Cruz no dia 29 de janeiro. Os outros jogos da primeira rodada vão ser definidos após a disputa da primeira fase que se inicia entre 4 e 25 de janeiro. A competição deve ser disputada em 14 datas se iniciando na primeira semana de janeiro e terminando na última de abril. A FPF (Federação Pernambucana de Futebol) está no aguardo da confirmação do calendário nacional, que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não fechou por conta das mudanças realizadas pela Comenbol.

A primeira fase do Estadual vai ser disputada entre nove equipes divididas em três grupos. As equipes de um grupo enfrentam a dos outros dois (as do Grupo A as do B e C, por exemplo). A classificação vai ser geral e os três primeiros se classificam para a disputa do Hexagonal do Título. Como também irão ficar com as três vagas de Pernambuco para Série D. Caso o Salgueiro, que está na Série C fique com uma das vagas, a que sobrar vai para o quarto lugar da competição. Os demais irão para o Hexagonal da Permanência.

LEIA MAIS:

> Sport vence o Grêmio, quebra tabu histórico e abre cinco pontos do Z4

> Forbes aponta Corinthians como mais valioso das Américas; Sport é o 50º

> Santa Cruz teve prejuízo de R$ 16 mil com jogo contra o América-MG

> João Paulo desperta interesse de 4 clubes de Série A e sequência no Santa é difícil

> Torcedores do Náutico ajudam clube na recuperação dos Aflitos

Grupos da primeira fase do Estadual

Salgueiro

Atlético Pernambucano

Belo Jardim

América

Serra Talhada

Campeão da Série A2

Central

Vitória

Vice-Campeão da Série A2

NOVIDADES - A FPF contratou o ex-procurador do STJD, Paulo Schimit, para prestar uma consultoria com medidas preventivas contra possíveis fraudes no Pernambucano. "Não podemos correr o risco que qualquer coisa de errada aconteça com o nosso campeonato. Por isso, tomamos essa atitude", afirmou o presidente Evandro Carvalho. Outra atitude inédita na competição vai ser a exclusão dos sorteios dos árbitro para a partida. A escolha dos juízes vai ser feita por meio de uma audiência pública onde será escolhido com base nos critérios meritocráticos estabelecidos pela entidade.

Outra intenção da FPF é introduzir o árbitro de vídeo no Pernambucano. O projeto feito pela Federação Pernambucana de Futebol e a Escola Nacional de Árbitros foi autorizado pela CBF, mas ainda precisa do aval da Fifa. A medida já vai entrar no regulamento do Estadual do próximo ano para assim que for aprovado entrar em vigor.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
pernambucano
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory