Ibis faz história. Pior do mundo chega como gigante aos 79 anos

Tiago Morais
Publicado em 15/11/2017 às 17:07
Íbis desafiou o trio de ferro da capital. Foto: Íbis Sport Club.


Quinze de novembro, uma data histórica para o Brasil, sem dúvida um dos dias mais festejados da República que em 1889 foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nesta mesmo dia, em 1938 , com menos prestígio ou pretensão, os trabalhadores da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP), para o próprio divertimento fundaram aquele que seria o "Pássaro Negro" mais famoso da história do futebol brasileiro e até mundial.

No início de tudo, apenas funcionários poderiam jogar, entre eles seu Onildo Erasmo Pires Ramos, que de tão apaixonado pelo futebol e pelo Íbis quando o time entrou em dificuldades e foi abandonado pela Tecelagem de Pernambuco, resolveu como legado da família levar adiante as cores rubro-negras.

Para quem não sabe, ìbis era uma ave sagrada do Egito Antigo, criada nos templos e enterrada mumificada junto aos faraós. Só assim talvez para entender a mística da camisa do clube pernambucano no qual seu maior trunfo é perder. No final da década de 70 e no início dos anos de 1980, teve uma sequência de dezenas de jogos sem vitórias. Um recorde construído em 3 anos e 11 meses sem comemorar vitória, isso acabou registrado no Guinness Book.

No aniversário de 79 anos do clube, o Ibis versão 2017, participou de um torneio na Região Metropolitana do Recife, e advinhem? Perdeu mais uma e caiu nas semifinais da competição. Comemorando o aniversário com um "churrasquinho" com os amigos o atual presidente revela o amor que herdou de família.

"Isso é uma continuidade do trabalho do meu avô e do meu pai, é um legado que eu levo muito feliz. O Íbis é minha vida, e enquanto eu viver e tiver condições vou levar adiante. o que complica é a falta de patrocínio, mas esse ano quem acompanhou a Série A2 do Pernambucano viu a força que podemos ter, ficamos invictos, surpreendemos muita gente, mas perdemos", disse.

Mauro Shampoo um dos jogadores mais emblemáticos da agremiação, revela que sua história de vida é encaixada com a do Íbis.

"A minha história com o pior do mundo todo mundo já sabe. Ser do pior e lembrado com a marca é sensacional. Joguei 10 anos, e só acumulei derrotas dentro do campo, mas fui muito feliz. Virei artista de cinema, boneco gigante, já fui convidado para ser entrevistado na França, e muito mais coisas boas aconteceram. Tô muito feliz com essa temporada. Em 79 anos o Íbis nunca ganhou vários jogos consecutivos como fez esse ano, no estadual.

IRRECONHECÍVEL EM 2017

Disputando a Série A2 do campeonato pernambucano, o Íbis assustou muita gente que achava que o pior mudaria seu status. Com uma primeira fase quase perfeita saiu da competição no primeiro jogo do mata-mata. Apenas uma derrota foi o suficiente, depois de uma sequência invicta de cinco jogos, a maior da sua trajetória.

RETROSPECTO DO ÍBIS

Muitos dados foram perdidos ao longo dos anos, mas o que pôde ser tabulado e contado é um retrospecto interessante.

939 Jogos

159 Empates

640 Derrotas

2.487 Gols sofridos

Saldo negativo de 1.737 gols

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
chegada história mundo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory