Na véspera do acidente que matou 71 pessoas, entre elas quase toda delegação da Chapecoense na viagem do time para a Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, o mundo do futebol fez diversas homenagens. A começar pela Fifa, que recomendou um minuto de silêncio em todas as partidas de futebol no planeta nesses dois dias: terça (28) e quarta (29). Vários times também lembraram da queda do avião, pedindo orações aos que foram e força a quem ficou. O Atlético Nacional fez uma série de eventos durante o dia na cidade onde o avião caiu.
Especial Chapecoense: Um ano de saudade
A mentora do futebol mundial também disponibilizou, em seu canal oficial no Youtube, o documentário Chapecoense FC - Um clube se reconstruindo após a tragédia, com os sobreviventes Rafael Henzel, Neto, Jackson Follmann e Alan Ruschel contando suas histórias, bem como a jornalista Lívia Laranjeira, a primeira a contar como tudo aconteceu.
O áudio está em inglês mas é possível mudar as legendas para português nas configurações:
O Atlético começou as homenagen no parque em La Unión, local onde o avião caiu. Houve minuto de silêncio e discurso do prefeito local, Federico Gutiérrez. O político lembrou que muitas pessoas partiram deste plano, mas continuam vivas nos corações daqueles que ficaram. "Aquelas pessoas que partiram não deixaram nossos corações. É a nossa tarefa continuar a pagar tributo à vida dos nossos heróis em atos como este", destacou.
Uma cápsula do tempo com o escudo da Chape teve guardada uma camisa do clube com várias mensagens que será aberta daqui a 40 anos.