Árbitro de vídeo poderia ter mudado a história de várias copas

Karoline Albuquerque
Publicado em 24/06/2018 às 14:16
Foto: AFP.


Do Jornal do Commercio

“Marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus”, disse o craque argentino Diego Maradona na saída de campo após esticar o braço em um dos gols ante a Inglaterra, em 1986. “A bola cruzou a linha? Não sei e creio que não vou saber nunca”, afirmou Geoff Hurst após marcar na final da Copa de 1966, vencida pelos britânicos. Em um tempo sem recursos de vídeo - o famoso VAR (sigla em inglês para video assistant referee ou simplesmente árbitro de vídeo) -, grandes polêmicas tomavam conta dos Mundiais. Se a tecnologia estivesse presente nas Copas desde o início, a história de algumas conquistas poderia ser diferente. A reportagem do JC elencou lances de Copas anteriores e projetou como seria o desfecho caso eles não tivessem passado despercebidos.

La mano de Díos

A resposta inusitada de Dieguito deu repercussão a uma das jogadas mais icônicas quando o assunto é falha da arbitragem. Pelas quartas de final de 1986, o camisa 10 abriu o placar contra a Inglaterra ao desviar com a mão para a meta do goleiro Peter Shilton. Os mais de 100 mil pagantes no Estádio Azteca, no México, viram o toque, menos o juiz tunisiano Ali Bin Nasser, que validou o lance.

Minutos depois, Maradona protagonizou um dos mais belos gols da história do futebol, ao driblar cinco jogadores e ampliar o placar 2x0. Aos 36, Lineker até diminuiu, mas de nada adiantou para o esquadrão da terra da rainha. A Argentina seguiu na competição, eliminou a Bélgica na semifinal com mais dois tentos do craque e na final derrotou os alemães por 3x2. Brown, Valdano e Burruchaga balançaram as redes na decisão. Naquele torneio, os hermanos levantaram a taça pela segunda vez, depois de terem erguido o troféu em casa, em 1978.

Caso os britânicos tivessem passado, poderiam encontrar a Alemanha na decisão e reeditar o confronto de 20 anos atrás, quando outra polêmica aconteceu.

Leia mais no Jornal do Commercio deste domingo

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
história video
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory