Copa do Mundo de 2022 só terá 48 seleções com aval do Catar

Karoline Albuquerque
Publicado em 16/01/2019 às 19:10
Foto: Divulgação


Da AFP - "Nenhuma decisão será tomada sem o aval do Catar", o país-sede, afirmou nesta quarta-feira (16) Nasser Al-Khater, secretário-geral do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, em um momento em que a Fifa estuda a possibilidade de ampliar o número de participantes para 48 seleções.

"No momento estamos conversando, estamos nos preparando e trabalhando por uma Copa com 32 equipes", explicou o dirigente em coletiva de imprensa. "Nenhuma decisão será tomada sem o aval do Catar. É um ponto importante: será uma decisão tomada em conjunto", completou.

LEIA MAIS:

“Estou no auge da minha carreira”, diz Thiago Silva

A Copa do Mundo de 2022 (21 de novembro a 18 de dezembro) terá duração de 28 dias, ao invés dos 32 dias habituais, mas a Fifa estuda a possibilidade de ampliar o número de participantes de 32 para 48 equipes. Em 2026, o Mundial terá 48 seleções.

"Estamos à espera dos resultados dos estudos de viabilidade. Uma vez prontos, a Fifa compartilhará o resultado com a gente para que trabalhemos com isso", explicou Al-Khater.

"Veremos se é possível ou não e o que precisamos mudar, já que há diversos aspectos afetados (caso a Copa seja disputada com 48 seleções): o número de estádios, o número de dias de competição, a divulgação, o número de jogos...", completou.

Sobre o acesso das mulheres aos estádios, Al-Khater garantiu que "não haverá qualquer restrição", ao contrário da Supercopa da Itália, que será disputada nesta quarta-feira na Arábia Saudita e que provocou grande polêmica por não permitir a presença de mulheres no estádio sem a companhia de um homem.

"No Catar, não temos restrições em relação ao acesso das mulheres ao estádio. Elas assistem aos jogos há muito tempo. Na terça-feira, no treino do PSG aberto ao público, havia homens e mulheres, sem restrições", afirmou.

A decisão final sobre o projeto de uma Copa do Mundo com 48 seleções em 2022 será tomada em março.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Catar cavalo Copa eleições 2022 mundo terapia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory