Brasil 4x2 Peru: Tostão desencanta

Marcos Leandro
Publicado em 18/04/2020 às 12:45
Tostão marcou dois gols no jogo. Foto: Reprodução/ Instagram


Ele era uma das maiores "Feras do Lobo Zagallo". Um dos mais inteligentes, tanto que recebeu a camisa 9, mesmo sendo um 10. E na Copa do Mundo de 1970, jogou como 9, 10, 8...Tostão era craque, mais um fora de série daquela seleção. Só que ainda não tinha balançado a rede no Mundial mexicano. Até chegar a fase de quartas de final.

Após bater a Checoslováquia por 4x1, a Inglaterra por 1x0 e a Romênia por 3x2, o Brasil avançou em primeiro no Grupo 3. Já o Peru era treinado pelo grande Valdir Pereira, o Didi, o "Príncipe Etíope", o inventor da folha seca e bicampeão mundial em 1958 e 1962. Aliás, a televisão mexicana errou, creditando na abertura do jogo Walter Pereira, em vez de Valdir Pereira. Bom lembrar que nas Eliminatórias, o Peru desclassificou a Argentina, segurando um empate por 2x2 na Bombonera. Na Copa, no Grupo 4, os peruanos venceram a Bulgária por 3x2, o Marrocos por 3x0, perdendo apenas para a Alemanha por 3x1. Em segundo lugar, teve que encarar a Canarinho nas quartas.

E se tinha um bom time, com destaque para os meio-campistas Mifflin e, principalmente, Cubillas, o Peru era frágil na defesa. E isso logo ficaria claro no começo do jogo. Com 15 minutos, 2x0 no placar, gols de Rivellino e dele, Tostão, que desencantou na competição. Rivellino estava de volta ao time, assim como Gérson. Na lateral esquerda, Marco Antônio jogou no lugar do machucado Everaldo. Zagallo escalou: Félix, Carlos Alberto, Piazza, Brito e Marco Antônio; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Tostão e Pelé.

LEIA MAIS

> Magia da Seleção Brasileira de 1970 de volta

> Para você, quais os maiores meias da história da Seleção Brasileira? Ouça no podcast Liga do Escrete

> Seleção brasileira de 1982 grava vídeo para ajudar favelas contra covid-19

Em desvantagem, o Peru foi para cima e conseguiu descontar aos 28, após falha de Félix no chute de Gallardo. Isso fez o Brasil voltar com tudo no segundo tempo, pressionando ao seu estilo clássico de toque de bola, mas acelerando quando necessário. E aos sete, a seleção brasileira chegou ao terceiro gol. Em jogada de Pelé, Tostão, como centroavante, mandou outra bola para o fundo do gol de Rubiños. Segundo gol do craque do Cruzeiro na Copa, que encerraria a carreira de forma precoce três anos depois, no Vasco, após problema na retina. Uma pena.

O Peru não desistiu e descontou mais uma vez, agora com Cubillas, aos 24. Mas o Brasil chegou a mais um gol aos 31, com Jairzinho. Foi o quinto gol do "Furacão", que acabaria a competição com sete tentos, atrás apenas do alemão Gerd Müller, que anotou dez gols.  O Peru ainda assustou, mas Félix se recuperou em duas boas defesas. O Peru voltava para casa, o Brasil seguia para semifinal para encarar o Uruguai e os fantasmas de 1950.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
brasil Peru Tostao
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory