Timbatível: Náutico goleia Operário e se mantém invicto na liderança da Série B
Mesmo desfalcado, o Náutico goleou por 5x0 e mostrou a força do líder da Série B
O Timbatível é líder isolado e absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira (2), o Náutico goleou o Operário por 5x0, em partida válida pela 9ª rodada, realizada no estádio dos Aflitos, e superou a dificuldade de ter várias desfalques no elenco. O técnico Hélio dos Anjos recorreu a um novo esquema de jogo para lidar com os desfalques e o resultado foi bastante satisfatório, mostrando a força do primeiro colocado da segunda divisão. A goleada alvirrubra teve gols de Marciel, dois de Paiva, um de Jean Carlos e outro de Iago Dias, um dos estreantes da noite.
Com a vitória, o Náutico chegou a 21 pontos, com seis vitórias, três empates e nenhuma derrota até este momento da competição. O Timbu tem dois pontos de vantagem em relação ao Coritiba, que é o segundo colocado. A partida contra o Operário também encerrou uma maratona que o Náutico encarou com oito jogos em 24 dias, praticamente um jogo a cada três dias. Agora, o alvirrubro terá uma semana para descansar e treinar. A equipe volta a jogar apenas na próxima sexta-feira (9), contra o Goiás, em Goiânia.
O jogo
O Náutico entrou em campo com uma escalação diferente do que o torcedor alvirrubro estava acostumado a ver até então na temporada. Para lidar com a saída de Erick e as ausências de Camutanga e Kieza, o técnico Hélio dos Anjos mexeu em todos os setores da equipes. Bryan voltou para a lateral-direita, enquanto Rafinha foi acionado para o lado esquerdo. Na zaga, Carlão foi o escolhido para suprir a ausência de Camutanga e jogou ao lado de Wagner Leonardo. O meio de campo teve Matheus Trindade em vez de Djavan, Rhaldney e Marciel. Jean Carlos, que é meia, desempenhou uma função de atacante, cobrindo o lado direito, onde Erick costumava jogar. Junto com ele, completaram o ataque Vinícius e Paiva. A combinação surtiu efeito.
É verdade que o Timbu teve menos posse de bola que o Operário, mas também foi bem mais assertivo. Perto da reta final da primeira etapa, os donos da casa chegaram a ter seis finalizações contra oito dos visitantes, mas foram mais assertivos pois, à essa altura, o placar já estava em 2x0 para os alvirrubros. O primeiro gol do Náutico, inclusive, aconteceu aos 8 minutos do primeiro tempo. Jean Carlos cobrou escanteio, a bola desviou e o rebote sobrou para Marciel dominar na área e chutar forte para o gol, abrindo o placar no estádio dos Aflitos. Aos 28 minutos, Paiva recebeu um lindo lançamento de Vinícius, entrou na área e bateu cruzado sem chances para o goleiro do Fantasma. Náutico 2x0.
A partida foi para o intervalo não apenas com superioridade alvirrubra no placar, mas também no futebol apresentado em campo. E isso se manteve na segunda etapa. Mantendo a dinâmica dos primeiros 45 minutos, o Náutico fez valer a assertividade do time. Sob forte chuva, logo aos 5 minutos, Vinícius arrancou pela esquerda e garantiu mais uma bela assistência no jogo, fazendo o cruzamento para Jean Carlos, na direita, ajeitar e mandar para o fundo das redes, aumentando a vantagem para 3x0. Rapidamente, aos 10 minutos, Rhaldney fez bom passe para Paiva, que entrou livre na área e marcou mais um. Virou goleada nos Aflitos.
Com um placar robusto já garantido, o Timbu ficou administrando o resultado durante boa parte da etapa complementar. O técnico Hélio dos Anjos também aproveitou o momento mais confortável do jogo para poupar alguns atletas e promover a estreia de outros. Rhaldney, Marciel, Jean Carlos e Vinícius deram lugar a Breno, Iago Dias, Giovanny e Guilherme Nunes - entre esses, Breno, Iago e Guilherme fizeram suas estreias. Marcando bem e ainda sem tanta posse de bola, os donos da casa continuaram sendo assertivos, tendo espaço ainda para Iago Dias marcar seu primeiro jogo pelo Timbu com gol. Aos 44 do segundo tempo, Guilherme fez o passe para Iago mandar para o fundo do gol, sacramentando a goleada de 5x0 do Náutico sobre o Operário.
Ficha do jogo:
Náutico - Alex Alves; Bryan, Carlão, Wagner Leonardo e Rafinha (Djavan); Matheus Trindade, Rhaldney (Breno) e Marciel (Iago); Jean Carlos (Giovanny); Vinícius (Guilherme Nunes) e Paiva. Hélio dos Anjos.
Operário - Simão; Alex Silva (Lucas Mendes), Reniê, Rodolfo Filemon e Fabiano (Djalma Silva); Leandro Vilela, Rafael Chorão (Pedro Ken), Marcelo (Leandrinho), Jean Carlo e Felipe Garcia; Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa.
Local: Estádio dos Aflitos, Recife-PE.
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)
Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Renner Lisboa dos Santos (ambos SE).
Gols: Marciel (Náutico), aos 8 minutos do primeiro tempo; Paiva (Náutico), aos 28 minutos do primeiro tempo e aos 10 minutos do segundo tempo; Jean Carlos (Náutico), aos 5 minutos do primeiro tempo; Iago dias (Náutico), aos 44 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlão (Náutico); Wagner Leonardo (Náutico); Lucas Mendes (Operário); Leandrinho (Operário); Guilherme Nunes (Náutico).