SÉRIE C

Roberto já utilizou 29 jogadores desde que chegou no Santa Cruz. Veja o raio-x do treinador

O técnico Roberto Fernandes ainda não conseguiu mudar a maré de azar do Santa Cruz na temporada

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 14/07/2021 às 11:52 | Atualizado em 14/07/2021 às 23:15
Notícia
X

Indo para a quinta partida como técnico do Santa Cruz neste ano, Roberto Fernandes assumiu a Cobra Coral para atuar, também, como bombeiro e apagar o incêndio que é a atual temporada do clube Tricolor. Ainda sem vencer, o treinador não conseguiu encontrar um formação ideal na equipe e chegou a utilizar 29 atletas desde que chegou. Com dois empates e duas derrotas, Roberto segue esbarrando na falta de entrosamento do elenco e no curto período de tempo para conseguir dar uma reviravolta milagrosa.

Após a derrota para o Altos-PI, no último sábado (10), Roberto Fernandes desabafou sobre a situação da equipe. "Estou no meu limite", disse.

Logo na estreia, um lampejo de esperança foi acendido com a passagem de Roberto Fernandes. Mesmo sendo dentro de casa, o empate em 2x2 contra a Jacuipense foi um sinal de que o setor ofensivo, que não marcava há seis partidas, poderia passar por uma boa fase pela primeira vez na competição. Mas a equipe seguiu sendo inofensiva e marcou apenas um gol nas outras três partidas. No geral, foram três gols marcados e cinco sofridos em quatro partidas disputadas. Além do empate com a equipe baiana, o Santa Cruz também saiu no empate, sem gols, contra o Volta Redonda-RJ. A Cobra Coral perdeu por 2x1 para o Paysandu e, agora, para o Altos-PI, por 1x0.

Claro que desconstruir um cenário formado por uma temporada inteira, após a passagem de três treinadores diferentes e com apenas cinco vitórias conquistadas em pouco mais de 20 jogos disputados, seria um grande desafio para Roberto Fernandes. Mas também não pode ser destacado as formações com jogadores entrando na titularidade e, logo em seguida, estando presentes na última lista de dispensa da diretoria Coral.

Entre esses, os volantes Derley e Karl, o lateral-esquerdo Julinho e os atacantes França e Héctor Bustamante chegaram a marcar presença entre os 11 principais de Roberto Fernandes, mas já não estão mais no elenco. O técnico Coral também sofreu com a perda de Chiquinho, que recebeu proposta do futebol árabe e se despediu do Santa Cruz.

Casos de lesões e doenças também foram motivos para que Roberto Fernandes não conseguisse dar sequência a alguns jogadores na titularidade. Wallace Pernambucano, por exemplo, tem apenas três jogos nesta Série C. O atacante sofreu com lesões na perna e, também, com a Dengue. O atleta, inclusive, está vetado da partida deste sábado (17), diante do Tombense.

Um dos retornos positivos no elenco, e para Roberto, foi a recuperação do lateral-esquerdo Leonan. O atleta teve um bom desempenho na partida contra o Altos, no último sábado, mas teve que ser substituído após tomar uma pancada no nariz. Segundo o departamento médico Coral, o atleta botará uma proteção no rosto e deve ser opção para a próxima rodada.

Mesmo começando no banco de reservas, Rondinelly se mostrou uma opção no meio de campo para assumir a função de Chiquinho. Augusto César atuou no papel do antigo camisa 10, mas não foi muito notável com a bola nos pés.

Já o setor defensivo parece sempre passar por uma prova de fogo. Foram quatro duplas diferentes na titularidade desde a chegada de Roberto Fernandes. Breno Calixto começou na titularidade duas vezes, uma com William Alves, que acabou se lesionando, e com o prata da casa Júnior Sergipano. O jovem da base Coral também fez dupla com Rafael Castro, que fez sua estreia diante do Paysandu. Esse seguiu titular, mas dessa vez com o também estreante Victor Oliveira.

A resposta para que o desempenho da equipe de Roberto Fernandes melhore dentro de campo pode ser o tempo. Esse que não resta mais. A partir de agora, cada partida terá que ser considerada um jogo decisivo, já que o Santa Cruz precisa vencer seis jogos nas 11 rodadas restantes se quiser permanecer na Série C. Se quiser brigar pelo acesso, terá que contar com uma mudança drástica na postura do elenco.

Atletas utilizados por Roberto Fernandes

Goleiros

Jordan
Geaze

Laterais

Weriton
Julinho**
Eduardo
Gilmar
Leonan
Lucas Rodrigues

Zagueiros

Junior Sergipano
William Alves
Breno Calixto
Rafael Castro

Meias

Derley**
Karl**
Maycon Lucas
Augusto César
Rondinelly
Chiquinho*

Atacantes

Lucas Batatinha
França**
Wallace Pernambucano
Héctor Bustamante**
Madson
Léo Gaúcho
Frank
Pipico
Levi
Jean Quiñonez

*Vendido para outro clube

**Presentes na última lista de dispensa do Santa Cruz

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor