FIFA

Infantino promete decisão sobre Copa do Mundo bienal "antes do fim do ano"

O projeto causa polêmica no mundo do futebol

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 08/09/2021 às 19:44
Notícia
X

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, prometeu "decisões antes do final do ano" quanto à possibilidade de realizar uma Copa do Mundo a cada dois anos, projeto que causa polêmica no mundo do futebol.

"Este processo de consulta (...) será muito completo, muito amplo e esperamos concluí-lo antes do final do ano", disse o presidente em um vídeo transmitido à AFP pela Fifa.

"O calendário atual de jogos internacionais termina em 2024. Antes desse ano, devemos ter um novo calendário de jogos. Portanto, as decisões devem ser tomadas antes do final deste ano", disse Infantino.

O debate sobre uma Copa do Mundo bienal ressurgiu depois que o diretor de desenvolvimento da Fifa, o francês Arsène Wenger, voltou a defender esse projeto, com uma grande competição de seleções a cada ano, alternando a Copa do Mundo e os campeonatos continentais, em uma entrevista na semana passada para o jornal L'Equipe.

A Uefa se opõe, garantindo que esse projeto iria "diluir" a "joia" do futebol mundial, de acordo com seu presidente, Aleksander Ceferin.

A Associação Mundial de Ligas Profissionais também criticou nesta quarta-feira um projeto que "ameaça a economia do futebol e a saúde dos jogadores" e a ideia não seduz um grupo mundial de torcedores, que não têm "tempo, nem dinheiro, nem a capacidade de viajar para o outro lado do mundo a cada 24 meses".

Infantino garante "ouvir" os "torcedores do mundo todo, não apenas de algumas partes".

"Estudamos o calendário, consultamos todo mundo, a começar pelos jogadores", se defendeu ele.

Mas a poderosa Associação Europeia de Clubes, reunida em Lausanne na terça-feira, criticou a Fifa por não tê-la consultado formalmente.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor