AUMENTO DE PÚBLICO

Expectativa frustrada: governo de Pernambuco sequer cita jogos de futebol em nova coletiva

Havia expectativa de que o governo do Estado aumentasse o público permitido nos jogos de futebol em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 14/10/2021 às 17:48 | Atualizado em 14/10/2021 às 17:50
Notícia
X

Pernambuco liberou o retorno do público aos estádios há pouco menos de um mês, com capacidade limitada e exigências relacionadas a vacinação, além dos protocolos já conhecidos. Nesta quinta-feira (14), havia a expectativa de que o governo de Pernambuco anunciasse, em coletiva de imprensa, o aumento do público para as partidas para 5 mil pessoas. Não aconteceu. 

"Temos a falsa sensação que superamos a pandemia. Ainda é o momento de manter o cuidado. Nossos avanços e flexibilizações estão atreladas diretamente à adesão da sociedade ao processo de vacinação. Só poderemos retomar integralmente às atividades quando a grande maioria da população estiver vacinada com o ciclo vacinal completo", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, logo no início da coletiva. Longo frisou ainda que os próximos dois meses (outubro e novembro) são fundamentais para bater a meta da vacinação contra a covid-19. 

>> Santa Cruz x Floresta: torcida esgota setor da Arena para jogo das Eliminatórias da Copa do Nordeste

>> Público de Náutico x CRB fica aquém do esperado para retorno da torcida em Pernambuco; veja número

>> O cazá cazá, enfim, saiu da garganta! Sport vence Juventude; confira reações da torcida

Atualmente, os estádios podem receber até 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do local. Tanto no caso da Arena de Pernambuco quanto do estádio dos Aflitos, que já receberam partidas até agora, foram colocados 2,5 mil ingressos à venda. Além disso, 90% das entradas devem ser destinadas a torcedores que estão 100% imunizados - seja com as duas doses ou com a vacina de dose único. Os outros 10% são destinados a pessoas que tomaram apenas uma dose, mas apresentam um teste negativo para a covid-19, realizado no mínimo com 48h antes do jogo.

Em coletiva realizada no dia 23 de setembro, o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, sinalizou que o quantitativo pode ser elevado para 5 mil pessoas ou mesmo 20% da capacidade, o que for menor, no mês de novembro. Com a expectativa frustrada desta quinta-feira, o próximo mês continua sendo o momento mais provável para aumento do público nos jogos. 

Partidas com público em 2021

O retorno das torcidas no Estado foi inaugurado pelo Náutico, em 28 de setembro, em confronto diante do CRB, na Arena de Pernambuco. Na semana seguinte, os alvirrubros voltaram aos Aflitos para acompanhar o duelo diante do Goiás. Essa retomada ocorreu mais de um ano e meio após o último duelo com público - Náutico x Fortaleza, em março de 2020.

Para os rubro-negros, o reencontro ocorreu em dois jogos consecutivos na Arena. Nas vitórias diante de Juventude e Corinthians, o torcedor do Sport acompanhou a equipe de forma presencial, tendo novo encontro no próximo domingo, contra o Santos.

A torcida do Santa Cruz voltará aos estádios na próxima semana pela Eliminatória da Copa do Nordeste, contra o Floresta, na Arena. O confronto terá transmissão da TV Jornal.

Vacinação em Pernambuco

Pernambuco ultrapassou, na última quarta-feira (13), a marca de quatro milhões de pessoas com esquema vacinal completo contra covid-19, o que representa 52,17% da população elegível, ou seja, a partir dos 12 anos. Há 3.839.849 vacinados com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 com dose única, totalizando 4.012.922.

No total, desde o início da campanha de vacinação, no dia 18 de janeiro, o Estado aplicou 10.718.292 doses. Já foram 6.593.843 unidade de primeira dose (cobertura de 85,72%), e 111.527 de reforço (terceira dose).

Números da pandemia da covid-19 em Pernambuco 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram registrados 417 casos da covid-19 em Pernambuco nesta quinta-feira (14). Entre os confirmados, 11 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 406 (97%) são leves. Com a adição desses, o Estado totaliza 625.147 casos confirmados da doença, sendo 54.247 graves e 570.900 leves.

Também foram confirmados nove óbitos, ocorridos no dia 28 de fevereiro deste ano e 13 de outubro. No total, são 19.866 mortes pela covid-19. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor