Fim do ProSanta? Joaquim Bezerra prepara renúncia à presidência do Santa Cruz
Joaquim deve comunicar sua saída do clube nesta quinta-feira (21), após reunião que pode definir novo sucessor ao cargo
Após eliminações, rebaixamento para a Série D e vexame em pleno reencontro com o torcedor nas arquibancadas, o presidente do Santa Cruz, Joaquim Bezerra, acabou não vendo outra alternativa a não ser renunciar ao cargo que foi eleito no dia 11 de fevereiro deste ano. Inicialmente, a informação era de que o anúncio da renúncia viria ainda hoje (20), mas segundo apuração do Blog do Torcedor, o chefe do executivo procura nomes para sucedê-lo na presidência Coral e deve comunicar sua saída após reunião com Tonico Araújo, que foi o vice-presidente na gestão de Constantino Júnior, e Eduardo Petribú, da comissão fiscal, na quinta-feira (21).
>> Santa Cruz tem pior desempenho da sua história em 2021; confira balanço do ano
>> Após novo vexame, renúncia do presidente Joaquim Bezerra ganha força no Santa Cruz; entenda
A queda de Joaquim Bezerra decretaria o fim do ProSanta, que acabou se desintegrando no decorrer do ano com as saídas do vice-presidente André Frutuoso, do ex-presidente do Conselho Deliberativo, Mario Godoy, do Head de Marketing e Publicidade, Felipe Marenas, do presidente do Conselho Fiscal, Jânyo Janguiê, e do diretor da Patrimonial, Thomaz Pereira. As saídas foram consumadas após ameaças de torcidores e organizada do Santa Cruz, gerada pelo fraco desempenho do clube dentro de campo na temporada.
Em reunião entre Joaquim Bezerra e Tonico Araújo, o nome ventilado para assumir o cargo é o do ex-presidente Antônio Luiz Neto. Mas o ex-dirigente ainda não aceitou o convite, além de alguns pontos que podem pesar na decisão de ALN: razões familiares e de saúde, além da necessidade de se modernizar. Com o clube em situação difícil para a temporada de 2022, achar um sucessor para a presidência será outro grande obstáculo do atual chefe do executivo do Santa Cruz.
Tonico abre o jogo
Em entrevista à Ralph de Carvalho, na Rádio Jornal, Tonico Araújo contou sobre as reuniões que vinha tendo com Joaquim Bezerra antes mesmo da partida diante do Floresta, na última terça-feira (19). Segundo ele, a renúncia já estava em pauta.
"O presidente conversou conosco e com outros grupos para procurar um caminho para o Santa Cruz. Esse caminho passa, naturalmente, pelo gesto grande, que eu acredito que ele vai ter, que é a saída. Essa saída é um gesto honroso. Um respeito às cores do Santa Cruz, à sua tradição e, fundamentalmente à sua torcida. Se isso vier a acontecer, outras coisas precisam acontecer também", contou Tonico.
Ainda segundo o ex-vice-presidente, nomes como Alexandre Mirinda e Osmar Basso foram procurados, mas não aceitaram o convite para assumir o cargo então ocupado por Joaquim Bezerra.
"Não fácil você arranjar nomes para uma situação como essa. Num grupo de empresário e de outros ex-presidentes, nenhum quis assumir... Estamos conversando, porque é o diálogo que vai fazer as coisas acontecerem com mais segurança. O Santa Cruz não suporta mais desunião, de jeito nenhum", completou.