DESTAQUE DA TEMPORADA

The Best: Veja os favoritos ao prêmio de Melhor do Mundo da Fifa

A cerimônia de premiação será realizada em janeiro de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 09/11/2021 às 12:57 | Atualizado em 12/11/2021 às 11:42
Notícia
X

Com ESTADÃO CONTEÚDO

A Fifa anunciou nesta terça-feira (9) que o prêmio The Best, concedido ao melhor jogador do mundo, já tem data marcada. A cerimônia será realizada no dia 17 de janeiro, em formato virtual, direto da sede da entidade, em Zurique, na Suíça. A Fifa alegou que continua seguindo as medidas sanitárias relativas à pandemia de covid-19.

Qual vale mais? Saiba a diferença entre a Bola de Ouro e o prêmio 'The Best' da Fifa

O atual dono do troféu de melhor do mundo é o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique e da seleção polonesa. Seguindo em grande fase, ele é um dos favoritos a levar o prêmio pela segunda vez. E tem a concorrência costumeira de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, De Bruyne e de Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, campeão da Eurocopa com a seleção da Itália e da última Liga dos Campeões, pelo Chelsea. O ítalo-brasileiro recebeu o prêmio de melhor jogador da Europa da UEFA.

>> Site de Portugal crava vencedor da Bola de Ouro 2021; confira

>> Merecido? Veja o desempenho do Top 5 da lista vazada da Bola de Ouro em 2021 

>> Vazou? Suposta lista que mostra o vencedor da Bola de Ouro circula nas redes sociais

REPRODUÇÃO/TWITTER
Robert Lewandowski levou o prêmio Fifa The Best da temporada passada - REPRODUÇÃO/TWITTER

A escolha dos melhores jogador e jogadora do mundo será feita por votação, como de costume, entre os dias 22 deste mês e 10 de dezembro. Os eleitores serão os técnicos e capitães das seleções e jornalistas escolhidos de cada federação nacional associada à Fifa.

Na cerimônia, a Fifa também vai premiar os melhores técnicos e goleiros, tanto no masculino quanto no feminino. E, em parceria com o FIFPRO, o sindicato dos jogadores, vai compor uma escalação dos 11 melhores do mundo, por posição. Essa premiação também será concedida no feminino.

Estes prêmios serão concedidos com base no desempenho dos atletas na temporada europeia de 2020/2021. Será levado em conta também a performance dos jogadores no torneio de futebol da Olimpíada de Tóquio, no Japão. Além disso, a Fifa vai entregar prêmio de Fair Play, dos fãs (sobre iniciativa de torcedores) e também o Puskás Award, concedido ao autor do gol mais bonito do ano.

>> Veja as seleções que já estão classificadas para a Copa do Mundo do Catar

QUAL VALE MAIS?

Prestigiados como os maiores prêmios individuais do futebol mundial, o Ballon D'or, ou Bola de Ouro - da revista France Football -, e o prêmio 'The Best' - da Fifa - são dados aos melhores jogadores do mundo, seja do ano ou de uma temporada. Apesar de terem sido unificados entre os anos 2010 e 2015, os troféus surgiram separadamente e em épocas diferentes, assim seguindo nos dias de hoje.

Geralmente, o atleta premiado em um troféu acaba recebendo o outro. O último ano que isso não aconteceu foi em 2004, quando o ucraniano Shevchenko faturou a Bola de Ouro e Ronaldinho Gaúcho levou o 'The Best'. Desde então, os prêmios foram dados para o mesmo atleta. Em 2010, o prêmio individual da Fifa acabou se unindo com o da France Football e ficando com o nome FIFA Ballon D'or até 2015, quando voltaram a ficar separados.

A outra exceção foi em 2020, em que o atacante polonês Lewandowski venceu apenas o FIFA 'The Best' e não levou a Bola de Ouro. Mas o motivo foi pelo fato da France Football ter cancelado a premiação daquele ano. Mas qual das duas tem mais valor?

MAIS ANTIGO

O Ballon D'or, conhecida no Brasil como Bola de Ouro, foi criada em 1956 pela revista France Football e acaba sendo bem mais clássica que a premiação da Fifa, organizada em 1991 e que já recebeu diversas denominações, atualmente se chamando 'The Best'.

Modelo de avaliação

Apesar de ambos premiar o melhor jogador do ano, o período de avaliação dos atletas é diferente. A Bola de Ouro é focada no ano-calendário (de janeiro até dezembro) e convoca 193 jornalistas - um por país - especialistas em futebol para definir os cinco principais nomes do futebol mundial. Os nomes são escolhidos entre uma lista de 30 atletas elaborada pela redação da revista France Football.

O FIFA 'The Best' usa um período diferente. Diferente da Bola de Ouro, o prêmio da Fifa utiliza o modelo de temporada europeia, que começa em agosto de um ano e terminando em julho do ano seguinte. Os votos são bem mais amplos, contando com técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à FIFA para além de jornalistas especializados de todo o mundo. Os fãs também são convocados para votar em seus jogadores favoritos através da internet.

Quando vão ser entregues?

Ambas já têm data marcada. A Bola de Ouro já será entregue neste mês, no dia 29. Com os votos já realizados, a expectativa pelo resultado está cada vez mais alta a cada dia que passa. Inclusive, uma suposta lista que mostrava o resultado do prêmio acabou circulando nas redes sociais. Nessa lista, Lewandowski faturava o troféu, enquanto Lionel Messi e Benzema seguiam em segundo e terceiro, respectivamente. Já um site português cravou o craque argentino como vencedor da premiação.

A Fifa marcou a entrega do 'The Best' para o dia 17 de janeiro em formato virtual. A votação para decidir os melhores jogador e jogadora do mundo irá acontecer entre os dias 22 deste mês e 10 de dezembro. Além disso, a Fifa vai entregar prêmio de Fair Play, dos fãs (sobre iniciativa de torcedores) e também o Puskás Award, concedido ao autor do gol mais bonito do ano.

 

    

* Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor