MELHOR DO MUNDO

Qual vale mais? Saiba a diferença entre a Bola de Ouro e o prêmio 'The Best' da Fifa

Unidas entre 2010 e 2015, a France Football e a Fifa estão há 6 anos premiando os melhores do mundo separadamente

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 10/11/2021 às 14:55 | Atualizado em 17/01/2022 às 16:47
Notícia
X

Prestigiados como os maiores prêmios individuais do futebol mundial, o Ballon D'or, ou Bola de Ouro - da revista France Football -, e o prêmio 'The Best' - da Fifa - são dados aos melhores jogadores do mundo, seja do ano ou de uma temporada.

>> The Best: Robert Lewandowski supera Messi e é eleito o melhor jogador do mundo pela segunda vez

>> Fifa The Best 2021: Confira a lista de todos os vencedores da premiação de melhor jogador do mundo

Apesar de terem sido unificados entre os anos 2010 e 2015, os troféus surgiram separadamente e em épocas diferentes, assim seguindo nos dias de hoje.

>> Vazou? Suposta lista que mostra o vencedor da Bola de Ouro circula nas redes sociais

>> Após suposto vazamento da Bola de Ouro, Lewandowski segue em alta e sonha com prêmio da France Football

Geralmente, o atleta premiado em um troféu acaba recebendo o outro. O último ano que isso não aconteceu foi em 2004, quando o ucraniano Shevchenko faturou a Bola de Ouro e Ronaldinho Gaúcho levou o 'The Best'. Desde então, os prêmios foram dados para o mesmo atleta.

Em 2010, o prêmio individual da Fifa acabou se unindo com o da France Football e ficando com o nome FIFA Ballon D'or até 2015, quando voltaram a ficar separados.

A outra exceção foi em 2020, em que o atacante polonês Lewandowski venceu apenas o FIFA 'The Best' e não levou a Bola de Ouro. Mas o motivo foi pelo fato da France Football ter cancelado a premiação daquele ano. Mas qual das duas tem mais valor?

Mais antiga

O Ballon D'or, conhecida no Brasil como Bola de Ouro, foi criada em 1956 pela revista France Football e acaba sendo bem mais clássica que a premiação da Fifa, organizada em 1991 e que já recebeu diversas denominações, atualmente se chamando 'The Best'.

Modelo de avaliação

Apesar de ambos premiarem o melhor jogador do ano, o período de avaliação dos atletas é diferente.

A Bola de Ouro é focada no ano-calendário (de janeiro até dezembro) e convoca 193 jornalistas - um por país - especialistas em futebol para definir os cinco principais nomes do futebol mundial. Os nomes são escolhidos entre uma lista de 30 atletas elaborada pela redação da revista France Football.

O FIFA 'The Best' usa um período diferente. Diferente da Bola de Ouro, o prêmio da Fifa utiliza o modelo de temporada europeia, que começa em agosto de um ano e terminando em julho do ano seguinte.

Os votos também são bem mais amplos, contando com técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à FIFA para além de jornalistas especializados de todo o mundo. Os fãs também são convocados para votar em seus jogadores favoritos através da internet.

Quando vão ser entregues?

Ambas já têm data marcada.

A Bola de Ouro já será entregue neste mês, no dia 29. Com os votos já realizados, a expectativa pelo resultado está cada vez mais alta a cada dia que passa. Inclusive, uma suposta lista que mostrava o resultado do prêmio acabou circulando nas redes sociais.

Lewandowski faturava o troféu nessa lista, enquanto Lionel Messi e Benzema seguiam em segundo e terceiro, respectivamente. Já um site português cravou o craque argentino como vencedor da premiação.

>> Merecido? Veja o desempenho do Top 5 da lista vazada da Bola de Ouro em 2021

A Fifa marcou a entrega do 'The Best' para o dia 17 de janeiro em formato virtual. A votação para decidir os melhores jogador e jogadora do mundo irá acontecer entre os dias 22 deste mês e 10 de dezembro. 

Além disso, a Fifa vai entregar prêmio de Fair Play, dos fãs (sobre iniciativa de torcedores) e também o Puskás Award, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor