Racismo? Jornais europeus confundem jogador acusado de estupro com outros dois que tem o mesmo sobrenome; entenda
Edouard Mendy, do Chelsea, e o lateral-esquerdo Ferland Mendy, do Real Madrid, estão revoltados por serem confundidos com Benjamin Mendy, do Manchester City
Mendy. Por conta deste sobrenome, uma grande polêmica se criou no futebol europeu. Em agosto, o lateral do Manchester City e da seleção francesa, Benjamin Mendy, foi preso por seis acusações de estupro e uma de agressão sexual.
Acontece que para noticiar o caso, vários veículos de imprensa da Inglaterra e da França estão usando imagens do goleiro Edouard Mendy, do Chelsea, e o lateral-esquerdo Ferland Mendy, do Real Madrid. O motivo, como citamos acima, o sobrenome. Estes episódios vêm revoltando os dois jogadores, que por sinal são primos. Segundo eles, pelo fato dos três atletas serem negros, os jornais acham que são a mesma pessoa.
- Náutico divulga nova nota oficial sobre acusação de racismo; veja na íntegra
- Após caso de racismo contra Celsinho, STJD pune Brusque com perda de 3 pontos
- Brasil-RS x Brusque pela Série B é marcado por suposto caso de racismo; veja vídeo
- Racismo: Torcedor do Cruzeiro chama jogador do Remo de macaco; veja vídeo
"É triste ver que em 2021, tanto na França quanto na Inglaterra, para alguns, os negros não têm nomes e nem rostos distintos. Esses “erros” de fotos parecem piadas, mas são altamente simbólicos. Não é tão complicado para diferenciar duas faces, especialmente quando a camisa de futebol é de valiosa ajuda", disse Edouard no Instagram.
Os fatos que envolvem Mendy aconteceram entre outubro de 2020 e agosto de 2021. Ele foi colocado em prisão provisória. O City, clube que defende desde 2017, informou uma suspensão minutos antes do anúncio da polícia. Os supostos ataques, contra quatro mulheres diferentes, teriam ocorrido em seu endereço residencial em Cheshire, no noroeste da Inglaterra, entre outubro de 2020 e agosto deste ano. Uma das vítimas é menor de idade.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.