NORDESTE FORTE

Definido! Confira os 16 classificados para a Copa do Nordeste 2022 e os potes do sorteio

A CBF ainda não definiu a data do sorteio para a fase de grupos da Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 19/11/2021 às 9:55 | Atualizado em 21/11/2021 às 19:14
Notícia
X

As Eliminatórias para a Copa do Nordeste 2022 foi, enfim, concluída na última quinta-feira (18). Após competição preliminar que contou com a participação de 24 clubes - em formato recém-ampliado -, os times que disputaram pelas últimas quatro vagas foram definidos. Com isso, todos os 16 clubes participantes da edição da próxima temporada já são conhecidos e também foi determinado os quatro potes para o sorteio da fase de grupos, que ainda não teve data divulgada pela CBF. A competição terá transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT Nordeste na televisão aberta.

Saiba detalhes da definição

O Sousa-PB e o Floresta-CE, que eliminou o Santa Cruz, foram os primeiros a garantirem a classificação pelas Eliminatórias. Já nessa quinta, foi a vez do CRB-AL e do Botafogo-PB cavaram as duas últimas vagas. O alvirrubro alagoano bateu o Moto Club-MA, enquanto o paraibano eliminou o Vitória-BA nas penalidades. Com isso, a Paraíba e o Ceará são os estados com mais representantes na competição, com três clubes participantes. As recém-classificadas se juntaram a CSA-AL, Atlético-BA, Bahia, Fortaleza, Ceará, Sampaio Corrêa-MA, Campinense, NáuticoSport, Altos-PI, Globo-RN e Sergipe.

>> Torcedores do Santa Cruz invadem o gramado após eliminação para o Floresta na Copa do Nordeste; veja imagens

>> Central perde para Juazeirense e não avança nas Eliminatórias da Copa do Nordeste

Representantes do Nordeste na elite do futebol brasileiro, o Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport irão compôr o Pote 1, recebendo um maior valor de cota por participação. O Pote 2 contará com CRB, CSA, Náutico e Sampaio Corrêa. Enquanto Altos-PI, Botafogo-PB, Campinense e Globo-RN compõem o Pote 3. Fechando a lista, no Pote 4, estão o Atlético-BA, Floresta-CE, Sergipe e Sousa-CE.

Formato e Sorteio

Como a primeira fase da Copa do Nordeste conta com dois grupos - A e B -, o sorteio dividirá dois times de cada pote para integrar no Grupo A e os outros dois no Grupo B. Uma das condições na formação dos grupos é que se um estado tiver dois representantes classificados, eles ficarão em grupos separados para que se enfrentem. Em caso de três representantes, ao menos um terá que ficar separado.

Cada grupo terá oito equipes, mas apesar de competirem entre si pela maior pontuação, não se enfrentam dentro de campo. Os times do Grupo A jogam contra os times do Grupo B com confrontos de apenas ida. Após oito rodadas disputadas, os quatro melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata, dessa vez com confrontos entre times do mesmo grupo.

O 1º e o 4º do Grupo A se enfrentam para pegar, posteriormente, o vencedor do confronto entre o 2º e 3º também do Grupo A. A mesma coisa acontece no Grupo B. A final será o vencedor da semifinal do Grupo A contra a do Grupo B. A decisão é a única fase da Copa do Nordeste com jogos de ida e volta. Os demais serão apenas jogos únicos.

Segundo apuração do Blog do Torcedor, a data do sorteio está previsto para o dia 7 de dezembro, na sede oficial da CBF, no Rio de Janeiro, mas ainda não foi oficializado pela entidade.

MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Bahia foi campeão da Copa do Nordeste de 2021 com o pernambucano Dado Cavalcanti no comando - MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Confira os representantes de cada estado

Alagoas: CRB (Pré-Copa) e CSA*

Bahia: Atlético de Alagoinhas*, Bahia (Ranking)

Ceará: Ceará (Ranking), Floresta (Pré-Copa) e Fortaleza*

Maranhão: Sampaio Corrêa*

Paraíba: Campinense*, Botafogo-PB (Pré-Copa) e Sousa (Pré-Copa)

Pernambuco: Náutico* e Sport (Ranking)

Piauí: Altos*

Rio Grande do Norte: Globo*

Sergipe: Sergipe*

* - Campeões Estaduais

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor