Copa do Mundo

Com risco de ficar fora da Copa, grande seleção demite seu treinador

Trabalho era o mais longevo entre as grandes seleções

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 19/11/2021 às 16:27
Notícia
X

Tudo chega ao fim, mesmo as histórias mais grandiosas e bonitas. Depois de 15 anos, Óscar Tabárez não é mais o treinador do Uruguai. A AUF (Associação Uruguaia de Futebol) anunciou a decisão por meio de nota divulgada nas redes sociais.

Jogador da seleção brasileira vive romance com colega de clube

Veja quais são os craques já confirmados para a Copa do Mundo de 2022

O experiente treinador de 74 anos não resistiu aos maus resultados no atual ciclo e caiu após derrota por 3 x 0 para a Bolívia em La Paz. A Celeste é apenas a 7ª colocada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e, fora até da zona de repescagem, corre riscos de não se fazer presente no Catar. A última vez que a bicampeã mundial ficou de fora de um mundial foi em 2006, justamente antes de Tabárez assumir o comando.

Foram 182 jogos do Uruguai sob o comando "maestro", com 85 vitórias, 40 empates e 57 derrotas, que significam um aproveitamento de 54,02%. 

Bolsonaro defende novo formato da Copa do Mundo; confira

Para além de números "crus", Óscar Tabárez marcou história com o título da Copa América de 2011, sobre a Argentina, e com a campanha na Copa do Mundo de 2010, quando terminou em 4° lugar após perder para a Holanda na Semifinal e para a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar. Esta foi a melhor campanha da Celeste desde 1970, quando também chegou à semifinal. Lembrando que o Uruguai é bicampeão mundial, tendo levantando a Copa do Mundo em 1930 e 1950. 

O trabalho de Tabárez, que também comandou o Uruguai nas Copas de 2014 (Oitavas-de-Final) e 2018 (Quartas-de-Final) era o mais longevo entre as principais seleções e também de todo o futebol mundial.

Quem deve assumir?

Segundo o jornalista uruguaio Alen Banewur, os principais candidatos para o cargo de treinador do Uruguai são Diego Aguirre, hoje no Internacional, e o argentino José Pékerman, que comandou a Argentina na Copa de 2006 e a Colômbia nas Copas de 2014 e 2018.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor